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Auditoria a sistemas de informação e tecnologias aplicadas

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A decisão de fazer um Mestrado em Auditoria é sempre um desafio pessoal e profissional de enorme responsabilidade, tanto mais porque a maioria dos estudantes e profissionais que frequentam as aulas sentem que determinadas matérias têm uma elevada potencialidade de aprendizagem, torna o seu dia-a-dia mais fácil e sobretudo, acrescentam valor no mercado de trabalho. Este é um livro de consulta e estudo obrigatório para compreensão do que significa ASITA aplicada a uma solução de auditoria que o ISCAL protocolou para ser possível assegurar as aulas práticas. Em rigor, a aposta em aprender praticando é o desejo de todos os que pretendem obter o grau de Mestre. A definição dos trabalhos em auditoria implica adquirir conhecimentos iniciais e básicos de uma Gestão por Processos de Negócio. Compreendendo o que significam os conceitos ao nível da notação BPMN 2.0 é possível apresentar, definir, discutir, propor e acrescentar valor junto dos Clientes que anseiam e exigem explicações sucintas junto das equipas de auditoria sobre os trabalhos realizados no terreno. A visão e comunicação interna e externa com que as empresas hoje se debatem passa por contratar profissionais certificados para efetuar transformações digitais e liderar com processos e pessoas, não com tecnologia. Este desígnio é sempre referido a todo o momento, até porque os conteúdos técnicos mais significativos e que são ministrados durante o curso noutras unidades curriculares, reforçam a importância dos sistemas de informação, embora a área financeira seja a mais densa em termos de compreensão. Neste contexto, o livro está orientado ao que se desenvolve na UC ASITA do ISCAL e serve de apoio à matéria que decorre das aulas práticas. O leitor poderá abordar as matérias e os exercícios práticos propostos de duas formas: ordenada e sequencialmente, partindo do início, ou pesquisando diretamente e de livre vontade o que considera ser mais apropriado, aprofundando o conhecimento dos conteúdos com recurso a práticas de Design Thinking. O pensar “fora da caixa” poderá melhor reproduzir o(s) problema(s) que pretende resolver e começar a sua imersão de conceitos, propondo a si próprios casos práticos que podem até vir a ser testados. Procura-se deste modo estimular a vivência em ambiente de “laboratório” tendo em vista a aplicação prática da matéria lecionada e validada perante desafios do mundo real.

Description

Keywords

ASITA Auditoria

Pedagogical Context

Citation

Rodrigues, F. (2025). Auditoria e Sistemas de Informação e Tecnologias Aplicadas. Instituto Politécnico de Lisboa. ISBN 978-989-35158-3-9.

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Instituto Politécnico de Lisboa

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