Repository logo
 
Publication

Para uma nova cinefilia: o filme-museu como cartografia do real

dc.contributor.authorFlorêncio, Pedro
dc.date.accessioned2024-04-29T15:45:53Z
dc.date.available2024-04-29T15:45:53Z
dc.date.issued2022-07
dc.description.abstractNeste texto, abordar-se-ão dimensões de produção do que denominámos filmes-museu, justificando a necessidade da sua existência para proveito e fruição de um novo tipo de espectador. Numa época de omnipresença telemática, a desconsideração da temporalidade e da espacialidade provocam uma reversão da interioridade, uma perda da experiência de aprofundamento dos filmes por parte dos seus fruidores. Os filmes-museu geram efeitos de monumentalidade, conseguem transformar um intervalo de tempo num acontecimento, convocam o espectador, capacitando-o como co-produtor de sentido, tornando-o activo. É assim que um cinema de cartografia do real possibilita a desmontagem e remontagem por parte do espectador, a caminho de uma nova cinefilia. Como ilustração deste fenómeno mais amplo, convocar-se-á o filme No Quarto da Vanda, de Pedro Costa.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - In this text, dimensions of production of what we call museum films will be approached, justifying the need for their existence for the benefit and enjoyment of a new type of spectator. In the age of telematic omnipresence, the disregard of temporality and spatiality provokes a reversal of interiority, a loss of the experience of deepening the films on the part of their viewers. Film-museums generate effects of monumentality, manage to transform a time interval into an event, convoke the spectator, empowering him as a co-producer of meaning, making him active. This is how a cinema of cartography of the real makes it possible for the spectator to disassemble and reassemble it, on the way to a new cinephilia. As an illustration of this broader phenomenon, the film No Quarto da Vanda, by Pedro Costa, will be convened.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citation«Para Uma Nova Cinefilia: O Filme-Museu Como Cartografia Do Real». 2022. RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro 1 (1): 121-43. https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.1.pp121-143.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.1.pp121-143pt_PT
dc.identifier.eissn2795-5788
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17408
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://journals.ipl.pt/rhinocervs/article/view/456pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectFilmes-museupt_PT
dc.subjectTemporalidadept_PT
dc.subjectEspacialidadept_PT
dc.subjectCartografia do realpt_PT
dc.subjectConhecimento pela montagempt_PT
dc.subjectNo Quarto da Vandapt_PT
dc.subjectMuseum filmspt_PT
dc.subjectTemporalitypt_PT
dc.subjectSpatialitypt_PT
dc.subjectCartography of the realpt_PT
dc.subjectAssembly knowledgept_PT
dc.titlePara uma nova cinefilia: o filme-museu como cartografia do realpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage143pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage121pt_PT
oaire.citation.titleRhinocervs : cinema, dança, música, teatropt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameFlorêncio
person.givenNamePedro
person.identifier.ciencia-id4C12-17AE-EBE0
person.identifier.orcid0000-0003-1328-4084
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3f4a5318-e3ea-4fe8-b0d8-30ec03d40c8b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3f4a5318-e3ea-4fe8-b0d8-30ec03d40c8b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Pedro_Florencio_revMM_final.pdf
Size:
572.68 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: