Publication
Para uma nova cinefilia: o filme-museu como cartografia do real
dc.contributor.author | Florêncio, Pedro | |
dc.date.accessioned | 2024-04-29T15:45:53Z | |
dc.date.available | 2024-04-29T15:45:53Z | |
dc.date.issued | 2022-07 | |
dc.description.abstract | Neste texto, abordar-se-ão dimensões de produção do que denominámos filmes-museu, justificando a necessidade da sua existência para proveito e fruição de um novo tipo de espectador. Numa época de omnipresença telemática, a desconsideração da temporalidade e da espacialidade provocam uma reversão da interioridade, uma perda da experiência de aprofundamento dos filmes por parte dos seus fruidores. Os filmes-museu geram efeitos de monumentalidade, conseguem transformar um intervalo de tempo num acontecimento, convocam o espectador, capacitando-o como co-produtor de sentido, tornando-o activo. É assim que um cinema de cartografia do real possibilita a desmontagem e remontagem por parte do espectador, a caminho de uma nova cinefilia. Como ilustração deste fenómeno mais amplo, convocar-se-á o filme No Quarto da Vanda, de Pedro Costa. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT - In this text, dimensions of production of what we call museum films will be approached, justifying the need for their existence for the benefit and enjoyment of a new type of spectator. In the age of telematic omnipresence, the disregard of temporality and spatiality provokes a reversal of interiority, a loss of the experience of deepening the films on the part of their viewers. Film-museums generate effects of monumentality, manage to transform a time interval into an event, convoke the spectator, empowering him as a co-producer of meaning, making him active. This is how a cinema of cartography of the real makes it possible for the spectator to disassemble and reassemble it, on the way to a new cinephilia. As an illustration of this broader phenomenon, the film No Quarto da Vanda, by Pedro Costa, will be convened. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | «Para Uma Nova Cinefilia: O Filme-Museu Como Cartografia Do Real». 2022. RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro 1 (1): 121-43. https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.1.pp121-143. | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.1.pp121-143 | pt_PT |
dc.identifier.eissn | 2795-5788 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/17408 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://journals.ipl.pt/rhinocervs/article/view/456 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Filmes-museu | pt_PT |
dc.subject | Temporalidade | pt_PT |
dc.subject | Espacialidade | pt_PT |
dc.subject | Cartografia do real | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento pela montagem | pt_PT |
dc.subject | No Quarto da Vanda | pt_PT |
dc.subject | Museum films | pt_PT |
dc.subject | Temporality | pt_PT |
dc.subject | Spatiality | pt_PT |
dc.subject | Cartography of the real | pt_PT |
dc.subject | Assembly knowledge | pt_PT |
dc.title | Para uma nova cinefilia: o filme-museu como cartografia do real | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 143 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 121 | pt_PT |
oaire.citation.title | Rhinocervs : cinema, dança, música, teatro | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | Florêncio | |
person.givenName | Pedro | |
person.identifier.ciencia-id | 4C12-17AE-EBE0 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1328-4084 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3f4a5318-e3ea-4fe8-b0d8-30ec03d40c8b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3f4a5318-e3ea-4fe8-b0d8-30ec03d40c8b |