Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Reabilitação do Cais de Machico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação.pdf9.86 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito do Trabalho Final de Mestrado (TFM), do mestrado em Engenharia Civil. O documento foi desenvolvido ao longo de um estágio na empresa ETERMAR – Engenharia e Construção, onde foram realizadas diversas actividades, das quais se destaca objectivamente o desenvolvimento da Reabilitação do Cais de Machico. A empreitada apenas teve início em meados de Maio de 2019, três meses depois do estágio de ter iniciado, portanto, foi possível acompanhar diversas actividades relativas à preparação da obra. Embora a empreitada tenha duração de oito meses, o presente documento foca-se na preparação e nos primeiros meses da intervenção. As estruturas portuárias têm um carácter socioeconómico cada vez mais relevante, uma vez que sofrem danos com custos de reparação muito significativos. Os procedimentos a adoptar e a melhor forma de intervir podem representar compensações significativas ao empreiteiro em termos de prazo e custos. Existem diversos factores envolvidos na optimização de uma empreitada, sendo a selecção do equipamento um dos cruciais. Ao se partir do princípio que, regra geral, realizar a obra marítima por via terrestre faz diminuir os custos, o ajuste de todas as actividades torna-se um desafio interessante. A partir do acompanhamento da realização de diversas actividades no âmbito da engenharia civil, parte delas estão naturalmente relacionadas com obras portuárias e engenharia costeira, torna-se possível constituir uma análise crítica interessante aos processos construtivos associados, assim como as condicionantes. O foco do estudo assenta sobre as diversas actividades como: pré-fabricação de unidades Antifer, alcances de grua, logística, planeamento, controlo de custo, entre outros.
This report is part of the Final Probation for the Degree of Master in Civil Engineering. The elaboration of the present document was developed during an internship in ETERMAR, Engenharia e Construção, where were performed many activities, mainly the Machico’s Harbor Rehabilitation (Reabilitação do Cais de Machico). Since the construction works of the project of Machico’s Harbor Rehabilitation only started in May of 2019 - three months after internship has begun - then the mentioned internship integrates so many different activities related to preparation works of the effective intervention. The port facilities have a socioeconomic importance increasingly relevant, once these maritime infrastructures suffer damage with significant costs. The best way to intervene on these works would represent a significant compensation with optimization of time and costs. There are so many factors related with the optimization of time and costs, which the construction building’s selection one of the most determinant issues. Assuming that execute these maritime works by land always optimize costs, the adjustment of activities becomes a crucial task. Due to following-up the completion so many civil engineering, some naturally related to maritime works and coastal engineering, it becomes possible to develop a critical view about construction processes as well as its conditioning factors. The focus of this document are essentially activities such as: prefabrication of Antifer blocks, cranes capacity and reach, logistics planning, costs control, among other subjects.

Description

Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização de Edificações

Keywords

Engenharia costeira Coastal engineering Cais de abrigo Harbour Quebra-mar Breakwater Manto protector Protection layer Blocos Antifer Antifer elements

Citation

FREITAS, João José Alves de - Reabilitação do Cais de Machico. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2020. Dissertação de mestrado.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

CC License