Publication
Teatro em Portugal: the ladies are not for burning (ou o assalto à casa dos homens)
dc.contributor.author | Vasques, Eugénia | |
dc.date.accessioned | 2014-03-18T18:06:57Z | |
dc.date.available | 2014-03-18T18:06:57Z | |
dc.date.issued | 1997 | |
dc.description | Artigo de reflexão sobre o papel subalterno das mulheres no teatro em Portugal. | por |
dc.description.abstract | Uma das características do teatro português que, como espectadora, aprendiza de actriz ou crítica de teatro, sempre me impressionou vivamente, mesmo depois do 25 de Abril de 1974, foi a continuada (e aparentemente “natural”!) subalternização do papel das mulheres sobretudo no que diz respeito a questões de autoria e cargos de direcção no teatro. Basta comparar o número de encenadores e directores de Companhia com o de mulheres ocupando responsabilidades idênticas para se constatar que, apesar do pioneirismo da Constituição Portuguesa em termos de igualdades, continua a existir, tanto no teatro como no resto da sociedade (que este reflecte), um enorme desequilíbrio que razões culturais e sociológicas (logo, políticas) poderão facilmente explicar. Como se continua, correntemente, a afirmar (e muitas mulheres não só o dizem como até o escrevem), em Portugal, as pessoas que concebem, dirigem, actuam, criticam ou analisam são, num plural significativo,… “os nossos homens de teatro”! | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/3381 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.subject | Teatro | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.subject | Mulher | por |
dc.subject | Actriz | por |
dc.subject | Dramaturga | por |
dc.subject | Encenadora | por |
dc.title | Teatro em Portugal: the ladies are not for burning (ou o assalto à casa dos homens) | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santa Barbara, Califórnia, Estados Unidos da América | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |