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Abstract(s)
Uma das características do teatro português que, como espectadora, aprendiza de actriz ou crítica de teatro, sempre me impressionou vivamente, mesmo depois do 25 de Abril de 1974, foi a continuada (e aparentemente “natural”!) subalternização do papel das mulheres sobretudo no que diz respeito a questões de autoria e cargos de direcção no teatro. Basta comparar o número de encenadores e directores de Companhia com o de mulheres ocupando responsabilidades idênticas para se constatar que, apesar do pioneirismo da Constituição Portuguesa em termos de igualdades, continua a existir, tanto no teatro como no resto da sociedade (que este reflecte), um enorme desequilíbrio que razões culturais e sociológicas (logo, políticas) poderão facilmente explicar. Como se continua, correntemente, a afirmar (e muitas mulheres não só o dizem como até o escrevem), em Portugal, as pessoas que concebem, dirigem, actuam, criticam ou analisam são, num plural significativo,… “os nossos homens de teatro”!
Description
Artigo de reflexão sobre o papel subalterno das mulheres no teatro em Portugal.
Keywords
Teatro Portugal Mulher Actriz Dramaturga Encenadora