Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1”Publication . Martins, Cristina; Vieira, Celeste; Jerónimo, AndréNeste trabalho estudam-se os perfis de participação observados no decorrer da 2ª edição do curso a distância "E-LENGUA: Português A1", atendendo à modalidade de uso da língua requerida aos aprendentes, à tipologia da atividade proposta e à natureza, imediata ou diferida, do respetivo feedback, de modo a elucidar as opções a privilegiar nas edições subsequentes desta formação. O curso, concebido como um laboratório de ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE), em permanente atualização, desenvolve-se no âmbito do projeto europeu E-LENGUA, financiado pelo programa Erasmus+ e visando a promoção do recurso às TIC no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Os objetivos particulares da intervenção da Universidade de Coimbra no projeto E-LENGUA consistem não apenas na criação de um laboratório de ensino de PLE em formato de curso a distância, cuja construção ativamente envolve estudantes do 2º ciclo em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), como também na recolha de dados, entre os quais, um corpus de interações instrutor-aprendente, que possam sustentar a investigação sobre ensino-aprendizagem de PLE na modalidade a distância. Os dados considerados no presente estudo são os relatórios de atividade gerados pela plataforma LMS Moodle e os resultados da avaliação da satisfação de aprendentes e tutores. No final, procede-se à interpretação dos dados recolhidos tendo em vista a melhoria do desenho instrucional e das condições de execução do curso.