Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
224.36 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste trabalho estudam-se os perfis de
participação observados no decorrer da 2ª edição do curso a
distância "E-LENGUA: Português A1", atendendo à
modalidade de uso da língua requerida aos aprendentes, à
tipologia da atividade proposta e à natureza, imediata ou
diferida, do respetivo feedback, de modo a elucidar as
opções a privilegiar nas edições subsequentes desta
formação. O curso, concebido como um laboratório de
ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE), em
permanente atualização, desenvolve-se no âmbito do projeto
europeu E-LENGUA, financiado pelo programa Erasmus+ e
visando a promoção do recurso às TIC no ensino e
aprendizagem de línguas estrangeiras. Os objetivos
particulares da intervenção da Universidade de Coimbra no
projeto E-LENGUA consistem não apenas na criação de um
laboratório de ensino de PLE em formato de curso a
distância, cuja construção ativamente envolve estudantes do
2º ciclo em Português como Língua Estrangeira e Língua
Segunda (PLELS), como também na recolha de dados, entre
os quais, um corpus de interações instrutor-aprendente, que
possam sustentar a investigação sobre ensino-aprendizagem
de PLE na modalidade a distância. Os dados considerados
no presente estudo são os relatórios de atividade gerados
pela plataforma LMS Moodle e os resultados da avaliação
da satisfação de aprendentes e tutores. No final, procede-se
à interpretação dos dados recolhidos tendo em vista a
melhoria do desenho instrucional e das condições de
execução do curso.
Description
Keywords
Tecnologias da informação Ensino a distância Ensino Aprendizagem Português língua estrangeira
Citation
Martins, C., Vieira, C., Jerónimo, A. (2017) O ensino a distância de Português Língua Estrangeira: para uma avaliação dos perfis de participação no curso “E-LENGUA Português A1” in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (234-239) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais