Loading...
27 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 27
- Marketing social através de campanhas de comunicação: o caso da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV)Publication . Machado, Ana Teresa; Antunes, Ana Cristina; Miranda, SandraA responsabilidade social tem vindo a crescer de importância na formulação estratégica das empresas ao nível organizacional, individual e comunicacional, sendo para muitas delas um elemento diferenciador e de proximidade ao cliente cada vez mais sensível ao bem-estar individual e coletivo (Carrol & Shabanna, 2010). Mas o bem-estar social não é apanágio apenas das empresas mas também das Organizações Não Lucrativas (ONG) que o integram na sua actividade como um objetivo em si mesmo. Para muitas destas é a causa social a razão da sua existência. Este estudo incide sobre uma destas organizações - a APAV - que tem como missão a prevenção, o combate e a protecção das vítimas. O objecto deste estudo é uma das mais recentes campanhas publicitárias da APAV que tem como principal objectivo alertar e modificar os comportamentos dos vários agentes (vitimas, testemunhas, sociedade no geral) para o drama social da violência doméstica. Para o efeito optou-se pela investigação quantitativa com base em inquéritos por questionário administrados a uma amostra de 134 participantes. Procurou-se avaliar o efeito das emoções desencadeadas ao assistir à campanha pré seleccionada da APAV na intenção de comportamento face à violência doméstica considerando o papel mediador de atitudes e normas subjetivas. Os resultados obtidos com base no modelo de equações estruturais (MEE) indicam que a atitude relativamente à publicidade tem um efeito positivo sobre as atitudes em relação à violência doméstica que influenciam por sua vez, a intenção comportamental face a esta. As principais contribuições sociais e académicas desta pesquisa são discutidas.
- Compreender o usuário: o papel da cognição, da emoção e das atitudesPublication . Antunes, Ana CristinaPorque é que os usuários preferem determinados sistemas e medias digitais e rejeitam outros? Porque é que usam somente algumas funcionalidades e não todas as disponibilizadas pelo sistema? Porque é que cometem erros e o que fazem perante estes erros? Este capítulo pretende dar resposta a estas e outras questões relativas aos usuários, a partir da análise do seu funcionamento cognitivo, afetivo e atitudinal.
- Capital humano e capital psicológicoPublication . Antunes, Ana Cristina; Cunha, Miguel Pina eNeste capítulo, traçamos os principais vetores para descrição e análise do capital humano e do capital psicológico. Desenhámos este texto de modo a servir como guia para cada um destes conceitos, como um instrumento de trabalho para a operacionalização dos mesmos e como uma proposta de desenvolvimento para o leitor. O conceito de capital humano é apresentado de acordo com vários enfoques e perspetivas, possibilitando ao leitor o exercício de uma análise crítica acerca desse conceito e das formas como tem sido concetualizado e operacionalizado. Em relação ao capital psicológico, circunscrevemo-nos à sua abordagem pelo comportamento organizacional positivo. Quer o capital humano, quer o capital psicológico, têm sido abordados de formas distintas pela economia, pela sociologia, pela antropologia e pela psicologia. No entanto, atendendo aos objetivos deste livro, consideramos mais frutuoso para o leitor conhecer a abordagem adotada no seio das ciências organizacionais.
- Verde de inveja, negro para as organizações?: Uma reanálise dos efeitos da inveja no contexto organizacionalPublication . Antunes, Ana Cristina; Miranda, SandraApós décadas a serem relegadas para um plano secundário, o estudo das emoções no âmbito do comportamento organizacional tem conhecido nos últimos anos um novo fôlego e redobrado interesse. Neste contexto, as questões ligadas à expressão e gestão das emoções dos colaboradores tem merecido atenção por parte dos líderes e gestores, por reconhecerem o seu impacto em aspetos tão diversos como o desempenho, a tomada de decisão ou o clima da equipa de trabalho. Todavia, enquanto as emoções positivas, têm vindo paulatinamente a conhecer um claro protagonismo, o estudo das emoções negativas no local de trabalho tem sido em certa medida negligenciado. Contrariando esta tendência, o presente estudo focaliza-se numa emoção negativa - a inveja, procurando ultrapassar a visão usual que versa sobre o seu efeito negativo em contexto organizacional. Neste sentido, partindo da evidência empírica disponível na literatura, propomo-nos analisar em que medida os seus efeitos negativos e positivos coexistem e poderão resultar em ganhos funcionais, seja para os colaboradores, seja para a própria organização.
- Workplace aggression in organizational changing processes: The mediation role of leader political (soft and hard) behaviorPublication . Miranda, Sandra; Vicente, Ângelo Guerreiro; Antunes, Ana Cristina; Rodrigues, Bruno Soares; D’Oliveira, TeresaOne of the main trends in workplace aggression research is studying its antecedents. But the literature also reveals that some predictors remain understudied, like organizational change [1]. Additionally, possible mediators of this relationship were not investigated. The main objective of this research is studding the mediating effect of the leader political behavior (soft and hard version) on the relationship between organizational change and workplace aggression. Participants representing a wide variety of jobs across many organizations were surveyed. The measures used in this research are an Organizational Change Questionnaire climate of change, processes, and readiness [2], a Workplace Aggression Scale [e.g. 3, 4] and a Political Behavior Questionnaire [5]. The results of the study and its theoretical and practical implications will be presented and discussed.
- Social marketing through communication campaigns: the APAV casePublication . Machado, Ana Teresa; Antunes, Ana Cristina; Miranda, SandraSocial responsability is gaining its momentum in the formulation of the strategy of the organizations, at the organizational, behavioral and communicational level, and for many organizations it is even considered a key differentiator and a proximity element to customers, whom are increasingly sensitive to individual and collective well-being (Carrol & Shabanna, 2010). Yet, welfare is not the prerogative only of companies, but also of non-profit organizations, which include it on their activity as a goal in itself. And for many of these, social causes are the main reason for their existence. This research focuses on one of these non-profit organizations - APAV - whose mission is the prevention, the combat and the protection of victims of domestic violence. Our object of study is one its recent mass media campaigns, that aim to alert and modify the behavior of the various actors involved in the process (victims, witnesses, society in general). A quantitative research has been conducted, operated by the application of questionnaire surveys to a sample of 134 subjects that seeks to assess to extent to which the emotions elicited by watching an APAV campaign influence behavior towards domestic violence, considering the mediating role of attitudes and subjective norms. The results measured by means of Structural Equation Modeling (SEM), show the validation of only two working hypotheses under study, indicating that the attitude towards advertising has a positive effect on attitudes towards domestic violence influencing in turn, behavioral intention of subjects. The main social and academic contributions of this research are discussed.
- Diz-me porque poupas, dir-te-ei como te comportas: uma análise das motivações e dos comportamentos de poupança em PortugalPublication . Antunes, Ana Cristina; Calado, João Paulo ToméEmbora Portugal seja um país onde tradicionalmente se mantinham elevados níveis de poupança, essa tendência esbateu-se na década passada, fruto de factores diversos e de uma realidade sócio-económica menos favorável. Todavia, na presente conjuntura económica reveste-se de particular importância a adopção de compor- tamentos de poupança. É, por isso, necessário compreender claramente os factores que estão na sua origem. Neste estudo, que envolveu uma amostra de 835 portugueses, procurámos investigar a relação entre as motivações de poupança e os comportamentos de poupança dos portugueses. Os resultados indicam que as motivações de pou- pança estão relacionadas com a percepção da capacidade de gestão financeira, com a elaboração de um orçamento familiar e com a frequência de poupança dos agregados familiares em Portugal.
- Diz-me porque poupas, dir-te-ei como te comportasPublication . Antunes, Ana Cristina; Calado, João Paulo ToméEmbora Portugal seja um país onde tradicionalmente se mantinham elevados níveis de poupança, essa tendência esbateu-se na década passada, fruto de fatores diversos e de uma realidade sócio-económica menos favorável. Todavia, na presente conjuntura económica reveste-se de particular importância a adoção de comportamentos de poupança. É, por isso, necessário compreender claramente os fatores que estão na sua origem. Neste estudo, que envolveu uma amostra de 835 portugueses, procurámos investigar a relação entre as motivações de poupança e os comportamentos de poupança dos portugueses. Os resultados indicam que as motivações de poupança estão relacionadas com a perceção da capacidade de gestão financeira, com a elaboração de um orçamento familiar e com a frequência de poupança dos agregados familiares em Portugal.
- Reliability and construct validity of the portuguese version of the psychological capital questionnairePublication . Antunes, Ana Cristina; Caetano, António; Cunha, Miguel Pina eThe Psychological Capital Questionnaire (PCQ) is the most commonly used measure for assessing psychological capital in work settings. Although several studies confirmed its factorial validity, most validation studies only examined the four-factor structure preconized by Luthans, Youssef, and Avolio, not attending to empirical evidence on alternative factorial structures. The present study aimed to test the psychometric properties of the Portuguese version of the PCQ, by using two independent samples (NS1 = 542; NS2 = 115) of Portuguese employees. We conducted a series of confirmatory factor analyses and found that, unlike previous findings, a five-factor solution of the PCQ best fitted the data. The evidence obtained also supported the existence of a second-order factor, psychological capital. The coefficients of internal consistency, as measured by Cronbach’s alpha, were adequate and test–retest reliability suggested that the PCQ presented a lower stability than personality factors. Convergent validity, assessed with average variance extracted, revealed problems in the optimism subscale. The discriminant validity of the PCQ was confirmed by its correlations with Positive and Negative Affect and Big Five personality factors. Hierarchical regression analyses showed that this measure has incremental validity over personality and affect when predicting job performance.
- O papel do capital psicológico no bem-estar subjetivoPublication . Antunes, Ana Cristina; Cunha, Miguel Pina e; Caetano, AntónioA perspetiva positiva tem ganho crescente importância nas tentativas de compreensão de variáveis e processos organizacionais. Neste âmbito destaca-se o comportamento organizacional positivo e o seu constructo central, o capital psicológico, entendido como o estado individual de desenvolvimento de um conjunto de capacidades psicológicas, em que se contam a auto-eficácia, o otimismo, a esperança e a resiliência. A evidência empírica sugere que este fator psicológico de positividade produz efeitos benéficos nas atitudes, comportamentos e desempenho dos colaboradores organizacionais (e.g., Avey, Luthans, & Youssef, 2010), mas também em fatores relacionados com a saúde e bem-estar. A presente meta-análise examina as relações entre capital psicológico, bem-estar subjetivo no contexto laboral e diversos fatores que concorrem para este bem-estar (e.g., stress no trabalho, esgotamento, exaustão emocional). O conjunto de estudos usado nesta revisão quantitativa foi obtido através de diversas técnicas padrão de pesquisa de literatura. Foi realizada uma pesquisa exaustiva em bases de dados especializadas, complementada com pesquisas ancestrais e de descendência. Diversos investigadores foram contactados com o fito de obter investigações não publicadas. A partir do acervo de estudos obtido foram definidos critérios de inclusão e exclusão para a seleção de estudos a considerar na presente meta-análise. Os resultados revelam que existe uma relação positiva entre capital psicológico e bem-estar subjetivo, sendo concomitantemente identificadas relações negativas entre este recurso psicológico e fatores como o stresse, o esgotamento e a exaustão emocional. As implicações destes resultados são discutidas e são avançadas diversas sugestões de investigação futura.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »