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Marques Gomes, Pedro

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  • Recolhendo memórias: os jornalistas e a revolução de Abril
    Publication . Gomes, Pedro Marques; Figueira, João; Lopes, Anabela de Sousa; Barbosa, Paulo Alexandre Rosa Amorim; Lourenço, Jaime; Centeno, Maria João; Barros, Júlia Teresa Pinto De Sousa; Rocha, João Manuel; Mata, Maria J.
    O estudo das práticas jornalísticas constitui um terreno fértil de reflexão em torno dos desafios e obstáculos à transição e institucionalização da democracia portuguesa. Procurando contribuir para um melhor conhecimento sobre a profissão de jornalista naqueles meses de revolução, esta comunicação tem como principal objetivo apresentar os principais resultados de um projeto, em curso na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (Projeto IPL/2020/JorRev_ESCS), que visou estudar os jornalistas durante a transição para a democracia em Portugal (1974-1976), através da recolha e análise de memórias destes profissionais. Assim, apresenta-se uma breve biografia dos entrevistados, uma síntese das principais temáticas abordadas, bem como aspetos com maior visibilidade ou ausentes das entrevistas, procurando relacionar os testemunhos recolhidos em função do género do entrevistado, a sua experiência profissional, tipo de órgão de informação para o qual trabalhou, entre outras categorias de análise. Simultaneamente, pretende-se discutir e problematizar a recolha de testemunhos orais, o seu contributo enquanto fonte para a História dos jornalistas e do jornalismo, assim como a sua disponibilização pública enquanto trabalho cívico de preservação da memória de uma profissão fundamental do mundo contemporâneo.
  • O 25 de Novembro de 1975 pelas lentes do fotojornalismo
    Publication . Mata, Maria J.; Cardoso, Carla Rodrigues; Gomes, Pedro Marques
    Esta comunicação percorre a narrativa fotojornalística construída pela imprensa portuguesa em torno dos acontecimentos de 25 de Novembro de 1975, momento que põe termo ao chamado "Processo Revolucionário em Curso" (PREC). Durante a "Revolução dos Cravos" sucederam-se golpes e contragolpes, levados a cabo por forças políticas e militares, que divergiam sobre a natureza do regime político a implementar em Portugal, após o fim de mais de quatro décadas de ditadura. A narrativa histórica do golpe de 25 de Novembro aponta para o culminar desse processo divisório, com a derrota da extrema esquerda a permitir a clarificação do modelo político a seguir e a transferência da esfera de poder do domínio militar para o domínio civil. Inicia-se, então, uma nova fase política: a institucionalização da democracia portuguesa. De que modo é que essa derrota foi contada pelas lentes do fotojornalismo? Até que ponto a narrativa fotográfica evidencia vencedores e vencidos? Partindo destas questões exploratórias, procede-se à análise de conteúdo das peças sobre o 25 de Novembro, focando-nos nas imagens e na sua relação com os títulos, em seis jornais (quatro diários e dois semanários) e uma revista semanal de informação geral: A Capital, Diário Popular, Comércio do Porto, República (diários); Expresso e O Jornal (semanários); e Flama (newsmagazine). Embora alguns jornais e revistas tenham sido silenciados e impedidos de circular nos dias imediatos, o trabalho dos fotojornalistas foi fundamental para a reconstituição visual dos momentos mais marcantes do golpe permitindo, ao longo das 210 imagens do corpus, identificar o protagonismo dos militares e o foco dado às suas movimentações, e evidenciar uma construção da narrativa associada à vitória/derrota que varia entre títulos.