Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Práticas de escrita colaborativa online no ensino superior
    Publication . Cardoso, Adriana; Costa, Ana; Pinto, Mariana Oliveira
    O Ensino Remoto de Emergência decretado no contexto de Pandemia COVID-19 teve forte impacto nos processos de ensino e aprendizagem em todos os níveis de ensino. Focando-se no contexto do Ensino Superior, este capítulo apresenta um estudo com três casos que se centram na implementação de práticas de escrita colaborativa online com recurso a ferramentas gratuitas de partilha. Em concreto, pretende-se demonstrar a forma como diferentes etapas do processo de escrita (planificação, textualização, revisão, edição) e a consciência de géneros textuais podem ser potenciadas com recurso a ferramentas digitais, promovendo dinâmicas de colaboração. A apresentação das estratégias implementadas em sala de aula é complementada pela análise dos produtos e por dados obtidos em inquirição realizada aos/às estudantes sobre as suas experiências de aprendizagem. Os resultados revelam que a escrita em ambiente virtual deve ser promovida mesmo em contexto de ensino presencial, uma vez que oferece mais-valias expressivas relativamente a práticas de escrita colaborativa presenciais.