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Barroso Hortas, Maria João

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  • TempuSpacium Didática das Ciências Sociais - Estudos I
    Publication . G Dias, Alfredo; Rodrigues, Ana Isabel; Moreira, Ana Rita; Soledade, Cláudia; Cruz, Cristina; Sacramento, Cristina; Silva, Filipa Cruz da; Cruz, Joana Arez da; Rocha, Joana; Hortas, Maria João; Ferreira, Nuno Martins
    A educação para os media é, em geral, entendida enquanto etapa e meio para a educação para a cidadania. Nas suas diversas formas, os media, estão presentes, desde bem cedo, na vida das pessoas e, por isso, são determinantes na formação de cidadãos. No entanto, o efeito dos media é qualitativamente muito diferente em função dos grupos sociais e das desiguais capacidades dos recetores e utilizadores para aceder e fazer escolhas face ao enorme acervo de informação e de ofertas disponíveis através dos referidos media. Estas evidências acentuam a necessidade de a escola reforçar, criativa e permanentemente, o seu papel de facilitador na utilização das imensas possibilidades oferecidas pelos media, promovendo uma educação para escolhas valorativamente ponderadas face aos seus conteúdos. Não parece que tal esteja a acontecer de modo significativo.
  • Jovens construtores da cidade: cidadania e participação no município do Funchal
    Publication . Dionisio, João; Hortas, Maria João Barroso; Campos, Joana
    Este artigo tem como objeto de estudo central os jovens do Funchal, as suas representações acerca da juventude, da sua participação ativa e das políticas municipais de juventude. Mobilizamos uma análise de natureza mista, combinando técnicas de natureza qualitativa e quantitativa. Metodologicamente a pesquisa iniciou-se com a análise de documentos, do âmbito local ao internacional, relativos às políticas de participação jovem. Num segundo momento, foram inquiridos os jovens do Funchal, através da aplicação de um inquérito por questionário, que contou com 1259 respostas. A informação recolhida permitiu a realização de estatística simples e também a análise de conteúdo das respostas às questões abertas. Os resultados destacam a importância dos processos de participação jovem na construção da cidade e na formulação de políticas públicas para a juventude. É também valorizado o envolvimento de todos os agentes na cocriação de uma estratégia que reflita uma visão partilhada para a cidade.