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  • Os sistemas de controlo de gestão, a gestão da qualidade total e a inovação: efeitos no desempenho organizacional
    Publication . Texeira Fernandes Justino, Maria Do Rosário; Antunes, Marina Godinho; Texeira Quirós, Joaquín
    A gestão da qualidade total (TQM) tem sido vista como uma evolução na abordagem da gestão da qualidade, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento de novas práticas de gestão. Por outro lado, a inovação assume grande relevância ao proporcionar produtos e serviços únicos, criando mais valor para a organização. A utilização dos indicadores financeiros e não financeiros, incorporados nos sistemas de controlo da gestão, surge relacionada com a adoção de novas práticas de gestão. A TQM e a inovação exigem igual atenção sobre as medidas de desempenho não financeiras, em complemento às tradicionais medidas financeiras, uma vez que se revelam necessários indicadores não financeiros para avaliação do processo produtivo. Esta comunicação visa analisar a relação entre os sistemas de controlo de gestão, a TQM e a inovação, e os seus efeitos no desempenho organizacional. O objetivo será enunciar algumas questões e propor um modelo geral de investigação futura, tendo por base uma revisão sobre as investigações de referência.
  • Personality traits and organizational performance of Portuguese higher education institutions
    Publication . Mucharreira, Pedro Ribeiro; Godinho Antunes, Marina; Texeira Fernandes Justino, Maria Do Rosário; Texeira Quirós, Joaquín
    This research aims to study the role that managers' personality traits have in the decision making process and their relationship on the performance outcomes of Portuguese higher education institutions (HEIs), through a literature review that supports the presentation of a research model proposed by the authors. Nowadays, organizations in general and their managers are increasingly pressured to achieve certain goals and levels of performance to ensure the financial sustainability of their institutions and to remain competitive in the markets. Sometimes these goals are somewhat ambitious and difficult to achieve, which means that decision-makers must have certain personality traits to show resistance and resilience in dealing with obstacles and strengthen their capacity to solve problems in the adversities that arise in the day to day business. This research proposal assumes that the personality traits of managers, namely extroversion, pleasantness, neuroticism, conscientiousness, and openness to experience, will have a relevant impact on decision making, which will be reflected in organizational performance. With regard to the analysis of organizational performance, although assuming other indicators, particular emphasis will be placed on indicators related to teacher training and their research activities. The literature on personality traits is broad, focusing particularly on the analysis of the relationships between the characteristics of managers and their attitudes and behaviors in a professional context. In methodological terms, a qualitative study is expected to be carried out, using quantitative techniques. The data related to personality traits and leadership styles will be obtained through the application of a questionnaire prepared by the authors, in order to assess the different dimensions of the proposed conceptual model. Regarding the organizational performance indicators of HEIs, these will be obtained using a database of a research project developed by the authors. The sample will be for convenience, composed of elements of the executive boards of Portuguese universities and polytechnic institutes, from the public and private sector. In the treatment of quantitative data, the use of the structural equations model (SEM) is considered, to investigate the possible relationships between the different dimensions incorporated in the model.
  • A implementação da TQM nas instituições de ensino superior portuguesas - proposta de um modelo de investigação
    Publication . Antunes, Marina Godinho; Mucharreira, Pedro Ribeiro; Texeira Fernandes Justino, Maria do Rosário; Texeira Quirós, Joaquín
    Esta investigação visa estudar o papel que a implementação da Total Quality Management (TQM) poderá ter no desempenho organizacional das instituições de ensino superior (IES) portuguesas, através de uma revisão de literatura que suporte a apresentação de um modelo conceptual, proposto pelos autores. A investigação justifica-se pela observação de uma realidade ainda relativamente pouco estudada ao nível das IES, não só em Portugal, mas também noutros países, particularmente no que respeita à perspetiva da sua sustentabilidade financeira. A educação, e particularmente a educação proporcionada nas IES, é um recurso de grande valor para o desenvolvimento de qualquer sociedade e o reconhecimento da qualidade da educação oferecida nas instituições é um elemento-chave na gestão das instituições de ensino superior. A literatura tem evidenciado que as práticas de TQM podem constituir-se como uma importante ferramenta para melhorar o desempenho organizacional e proporcionar vantagens competitivas. Apesar disso, a literatura também tem destacado o facto de que as instituições de ensino, apesar do crescente reconhecimento da sua importância, estão aquém em relação a outras organizações quanto à implementação de práticas conducentes a uma cultura de qualidade total. Em termos metodológicos, perspetiva-se a realização de um estudo de natureza qualitativa, com recurso a técnicas quantitativas. Os dados serão obtidos através da aplicação de um questionário elaborado pelos autores tendo em vista avaliar as diferentes dimensões do modelo conceptual proposto. A amostra será por conveniência, composta por cerca de 200 emails de membros das direções executivas das IES portuguesas. No que diz respeito ao tratamento dos dados, será utilizado o modelo de equações estruturais (SEM), tendo em vista investigar as possíveis relações entre as diferentes dimensões incorporadas no modelo. Pretende-se, assim, caracterizar as estratégias de implementação de práticas de TQM nas IES portuguesas e compreender o seu papel e possíveis relações com o desempenho organizacional.