Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Alexandrino Nunes, Maria Clarisse

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência
    Publication . Nunes, Clarisse; Soares, Susana
    Crianças com multideficiência necessitam de respostas educativas que criem oportunidades para participarem em atividades com os seus pares, alargarem as relações sociais e aumentarem os conhecimentos acerca do mundo que as rodeia. O presente estudo qualitativo procurou perceber de que modo o conto de diferentes tipos de histórias (autor, sociais, multissensoriais) em diversos contextos, influencia o envolvimento e a participação de uma criança com multideficiência na atividade de contação de histórias, bem como o seu desenvolvimento social. Participaram no estudo uma criança com multideficiência e os seus pares do jardim de infância que frequentava. A recolha de dados realizou-se através da observação, da análise de redes sociais e da pesquisa documental. Os resultados mostram que a criança com multideficiência participou de uma forma muito positiva na atividade de contação de histórias, apresentando comportamentos distintos perante os diferentes tipos de histórias contadas. A atividade trouxe ganhos importantes para todas as crianças.
  • Conto de Histórias Multissensoriais e Multideficiência: um projeto de intervenção
    Publication . Miguel, Teresa; Nunes, Clarisse
    As crianças e jovens com multideficiência (MD) apresentam limitações significativas em várias áreas do seu desenvolvimento e na aprendizagem. Sendo inquestionável o seu direito à educação e o acesso à participação em atividades de caráter lúdico e social, estes precisam de ambientes que promovam o seu desenvolvimento e aprendizagem. Para tal, é fundamental a sua inclusão na escola e na comunidade. O presente estudo pretendeu conhecer os recursos e os programas existentes numa biblioteca pública para crianças e jovens com MD e suas famílias, e perceber como é que as Histórias Multissensoriais (HMS) podem ser usadas para facilitar o acesso destas àquele tipo de espaços. O estudo de natureza qualitativa implicou a realização de um projeto de intervenção enquadrado numa abordagem de investigação-ação. Participaram no estudo 21 sujeitos: uma bibliotecária, cinco crianças, cinco jovens e dez mães. A recolha dos dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas, questionários, observação participante, notas de campo e pesquisa documental. O projeto desenvolveu-se em quatro fases: i) conceção do projeto de intervenção na biblioteca; ii) planificação do projeto de intervenção que consistiu em duas vertentes: a criação e a construção de três HMS e o estabelecimento do programa semanal das sessões de conto dessas histórias; iii) concretização do projeto de intervenção – dinamização das HMS na biblioteca pública e iv) avaliação do projeto. Os resultados mostram que o uso de HMS proporciona oportunidades para a inclusão de utilizadores com MD em idade escolar e suas famílias na biblioteca. As famílias pareceram satisfeitas e a maioria das crianças e os jovens manifestou agrado durante a sua participação nas sessões, pelo que concluímos ter sido uma experiência positiva.
  • Histórias multissensoriais: um projeto de literacia inclusiva
    Publication . Nunes, Clarisse; Silva, Encarnação; Nobre, Rita; Miguel, Teresa; Antunes, Sandra; Rijo, Cátia; Grácio, Helena
    O acesso à literacia é um direito de todos os cidadãos e deve constituir- se como um desígnio em todas as sociedades. Assim, os projetos que têm por objetivo promover a literacia inclusiva são cada vez mais relevantes, na medida em que possibilitam que todos tenham oportunidade de desenvolver competências de literacia, respeitando as potencialidades e as fragilidades dos seus destinatários. O projeto StoryLab, sediado na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa (ESELx), tem como principal propósito a promoção do desenvolvimento de competências de literacia, de forma inclusiva, através da utilização de Histórias Multissensoriais (HMS). As primeiras HMS, criadas em 1993 por Fuller, na Bag Books (Reino Unido), destinam-se a ser utilizadas com crianças e jovens com incapacidades graves. Trata-se de histórias originais ou adaptadas enriquecidas com estímulos sensoriais diversificados que propiciam, aos seus destinatários, uma experiência sensorial, afetiva, linguística e socializadora. Considerando que este género de histórias ainda está pouco divulgado em Portugal, este artigo pretende dar conta de uma das vertentes do trabalho desenvolvido no projeto StoryLab e que diz respeito à caracterização das HMS. Para o efeito, organizou-se um corpus constituído por 20 HMS produzidas no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Especial da ESELx e do projeto StoryLab, procedendo-se à análise das suas características linguísticas com recurso ao programa Atlas.ti. Os resultados apontam para uma grande especificidade deste género quando comparado com as narrativas canónicas mais tradicionais.