Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
171.68 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As crianças e jovens com multideficiência (MD) apresentam limitações significativas em várias
áreas do seu desenvolvimento e na aprendizagem. Sendo inquestionável o seu direito à
educação e o acesso à participação em atividades de caráter lúdico e social, estes precisam de
ambientes que promovam o seu desenvolvimento e aprendizagem. Para tal, é fundamental a
sua inclusão na escola e na comunidade.
O presente estudo pretendeu conhecer os recursos e os programas existentes numa
biblioteca pública para crianças e jovens com MD e suas famílias, e perceber como é que as
Histórias Multissensoriais (HMS) podem ser usadas para facilitar o acesso destas àquele tipo
de espaços.
O estudo de natureza qualitativa implicou a realização de um projeto de intervenção
enquadrado numa abordagem de investigação-ação. Participaram no estudo 21 sujeitos: uma
bibliotecária, cinco crianças, cinco jovens e dez mães. A recolha dos dados foi feita através de
entrevistas semiestruturadas, questionários, observação participante, notas de campo e
pesquisa documental. O projeto desenvolveu-se em quatro fases: i) conceção do projeto de
intervenção na biblioteca; ii) planificação do projeto de intervenção que consistiu em duas
vertentes: a criação e a construção de três HMS e o estabelecimento do programa semanal
das sessões de conto dessas histórias; iii) concretização do projeto de intervenção –
dinamização das HMS na biblioteca pública e iv) avaliação do projeto.
Os resultados mostram que o uso de HMS proporciona oportunidades para a inclusão de
utilizadores com MD em idade escolar e suas famílias na biblioteca. As famílias pareceram
satisfeitas e a maioria das crianças e os jovens manifestou agrado durante a sua participação
nas sessões, pelo que concluímos ter sido uma experiência positiva.
Description
Keywords
Multideficiência Histórias multissensoriais Biblioteca Envolvimento Inclusão
Pedagogical Context
Citation
Miguel, T., Nunes, C. (2017) Conto de Histórias Multissensoriais e Multideficiência: um projeto de intervenção in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (29-40) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais