Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
171.68 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As crianças e jovens com multideficiência (MD) apresentam limitações significativas em várias
áreas do seu desenvolvimento e na aprendizagem. Sendo inquestionável o seu direito à
educação e o acesso à participação em atividades de caráter lúdico e social, estes precisam de
ambientes que promovam o seu desenvolvimento e aprendizagem. Para tal, é fundamental a
sua inclusão na escola e na comunidade.
O presente estudo pretendeu conhecer os recursos e os programas existentes numa
biblioteca pública para crianças e jovens com MD e suas famílias, e perceber como é que as
Histórias Multissensoriais (HMS) podem ser usadas para facilitar o acesso destas àquele tipo
de espaços.
O estudo de natureza qualitativa implicou a realização de um projeto de intervenção
enquadrado numa abordagem de investigação-ação. Participaram no estudo 21 sujeitos: uma
bibliotecária, cinco crianças, cinco jovens e dez mães. A recolha dos dados foi feita através de
entrevistas semiestruturadas, questionários, observação participante, notas de campo e
pesquisa documental. O projeto desenvolveu-se em quatro fases: i) conceção do projeto de
intervenção na biblioteca; ii) planificação do projeto de intervenção que consistiu em duas
vertentes: a criação e a construção de três HMS e o estabelecimento do programa semanal
das sessões de conto dessas histórias; iii) concretização do projeto de intervenção –
dinamização das HMS na biblioteca pública e iv) avaliação do projeto.
Os resultados mostram que o uso de HMS proporciona oportunidades para a inclusão de
utilizadores com MD em idade escolar e suas famílias na biblioteca. As famílias pareceram
satisfeitas e a maioria das crianças e os jovens manifestou agrado durante a sua participação
nas sessões, pelo que concluímos ter sido uma experiência positiva.
Description
Keywords
Multideficiência Histórias multissensoriais Biblioteca Envolvimento Inclusão
Citation
Miguel, T., Nunes, C. (2017) Conto de Histórias Multissensoriais e Multideficiência: um projeto de intervenção in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (29-40) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais