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- Contributo do iPad® para o desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiaisPublication . Santos, Carla; Nunes, ClarisseO estudo analisou o papel que o iPad® pode desempenhar no desenvolvimento de crianças com atraso global do desenvolvimento psicomotor (AGDPM), em contexto terapêutico. Neste sentido procurou explorar o potencial do iPad® para promover o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças com AGDPM; descrever o modo como estas reagem à utilização do iPad® e conhecer as perspetivas de pais e profissionais face à utilização do iPad®. Participaram no estudo de caso nove crianças com AGDPM, com uma média de idade de 32 meses, nove pais e um profissional de terapia ocupacional. As crianças encontravam-se em período de intervenção em terapia ocupacional, num contexto hospitalar. Efetuaram-se entrevistas semidiretivas aos pais e ao terapeuta ocupacional para conhecer as suas opiniões, procedeu-se a pesquisa documental para caracterizar as crianças e a observações naturalistas para se caracterizar o envolvimento e atividade e participação das crianças com o iPad®. Os resultados evidenciam reações muito positivas por parte das crianças à utilização do iPad®, salientando-se os elevados níveis de envolvimento com o iPad® e de atividade e participação, mormente na dimensão «experiências sensoriais intencionais». Os pais e o profissional de saúde fizeram um balanço muito positivo da utilização do iPad® pelas crianças. Os resultados sugerem que a utilização do iPad® em contexto terapêutico poderá contribuir para o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças com diagnóstico de AGDPM.
- Situações de jogo / brincadeira: promoção de interações desenvolvimentalmente estimulantes entre pais e crianças em idade de crechePublication . Carvalho, Manuela; Silva, Francisco Vaz da; Nunes, ClarisseO presente trabalho inscreve-se num projeto de intervenção mais vasto (Carvalho, 2013) motivado por constrangimentos à participação de pais no projeto educativo das suas crianças numa creche do concelho de Lisboa. Estes constrangimentos eram sentidos pelos profissionais e pelos pais. A estratégia de intervenção escolhida foi o envolvimento dos pais em momentos de brincadeira com os seus filhos nos contextos familiar e de creche. Esta estratégia permitiria ultrapassar os constrangimentos sentidos, na medida em que era pretexto para que pais participassem em atividades na creche e oferecia motivo e assunto para trocas e cooperação entre pais e profissionais. Porque as brincadeiras constituem uma das atividades principais de crianças pequenas, são oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento potencialmente enriquecidos pela participação de um adulto ou outro mais experiente. A estratégia de promoção de momentos de brincadeira servia também objetivos de aperfeiçoamento das estratégias de interação dos adultos, bem como de aumento do envolvimento das crianças nestas atividades. A implementação do projeto obteve, desde o início, a adesão dos pais, quer no seu envolvimento em momentos de brincadeira com os seus filhos, quer nos procedimentos de recolha de dados (filmagens e preenchimento do caderno de comunicação). O processo criou uma dinâmica muito rica de trocas frequentes e de cooperação entre as famílias e os profissionais da creche. Os resultados da monitorização do projeto de intervenção mostram uma evolução no sentido de crescente adequação desenvolvimental das estratégias de interação dos pais nas brincadeiras com os seus filhos nas três dimensões avaliadas: sensibilidade, estimulação e autonomia. Verificou-se igualmente umcrescendo na qualidade do envolvimento das crianças nestes momentos de brincadeira ao longo do projeto, quer no contexto de creche, quer no contexto familiar. A análise da relação entre o empenhamento dos pais e o envolvimento da criança mostrou uma associação positiva e significativa, indicando que os pais que usam estratégias de interação desenvolvimentalmente mais adequadas têm filhos que se envolvem em níveis relativamente mais elevados nas brincadeiras com os seus pais.
- Conto de Histórias Multissensoriais e Multideficiência: um projeto de intervençãoPublication . Miguel, Teresa; Nunes, ClarisseAs crianças e jovens com multideficiência (MD) apresentam limitações significativas em várias áreas do seu desenvolvimento e na aprendizagem. Sendo inquestionável o seu direito à educação e o acesso à participação em atividades de caráter lúdico e social, estes precisam de ambientes que promovam o seu desenvolvimento e aprendizagem. Para tal, é fundamental a sua inclusão na escola e na comunidade. O presente estudo pretendeu conhecer os recursos e os programas existentes numa biblioteca pública para crianças e jovens com MD e suas famílias, e perceber como é que as Histórias Multissensoriais (HMS) podem ser usadas para facilitar o acesso destas àquele tipo de espaços. O estudo de natureza qualitativa implicou a realização de um projeto de intervenção enquadrado numa abordagem de investigação-ação. Participaram no estudo 21 sujeitos: uma bibliotecária, cinco crianças, cinco jovens e dez mães. A recolha dos dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas, questionários, observação participante, notas de campo e pesquisa documental. O projeto desenvolveu-se em quatro fases: i) conceção do projeto de intervenção na biblioteca; ii) planificação do projeto de intervenção que consistiu em duas vertentes: a criação e a construção de três HMS e o estabelecimento do programa semanal das sessões de conto dessas histórias; iii) concretização do projeto de intervenção – dinamização das HMS na biblioteca pública e iv) avaliação do projeto. Os resultados mostram que o uso de HMS proporciona oportunidades para a inclusão de utilizadores com MD em idade escolar e suas famílias na biblioteca. As famílias pareceram satisfeitas e a maioria das crianças e os jovens manifestou agrado durante a sua participação nas sessões, pelo que concluímos ter sido uma experiência positiva.