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Alexandrino Nunes, Maria Clarisse

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  • How different are parents and educators? A comparative study of interactive differences between parents and educators in a collaborative adult-child activity
    Publication . Fuertes, Marina; Sousa, Otília; Łockiewicz, Marta; Nunes, Clarisse; Lino, Dalila
    Involving children in collaborative tasks supports their cognitive, motor and social development. This study, performed in Portugal, aims to describe and compare early childhood educators and parents regarding their collaborative and interactive behavior when working with children. For that purpose, 55 educators (of both genders) with a child from their class and 45 parents (of both genders) with their children, participated in an everyday-like quasi-experimental situation for 20 minutes. The participants were invited to build an object of their choice, using a range of available materials and tools. The children included 47 boys and 48 girls, between 3 and 5 year-old. In comparison with the parents, the educators encouraged the children more to explore and find their own solutions. Conversely, the parents helped their children by offering demonstrations and directions. When the educators and the parents were grouped by gender ("men" versus "women"), different opportunities were offered to boys and girls by male and female adults. Our study suggests that educators and parents serve as diverse, but complementary educational role models and provide different learning opportunities.
  • Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce
    Publication . Fuertes, Marina; Nunes, Clarisse; Lino, Dalila; Almeida, Tiago
    Este livro surge resultante de algumas teses e trabalhos dos estudantes de Mestrado de Intervenção Precoce na Escola Superior de Educação de Lisboa das edições de 2015/17. Os primeiros dois capítulos do livro correspondem a revisões de literatura na área da Intervenção Precoce que enquandram os estudos empíricos e traçam um mapa teórico. Agradecemos aos autores que aceitaram o convite para sua elaboração enriquecendo concecptualmente o livro. Os capitulos empíricos resultam das pesquisas realizadas pelos estudantes nas suas dissertações e que protogonizam a(s) primeira(s) autoria(s) de cada estudo.
  • Editorial
    Publication . Nunes, Clarisse; Lino, Dalila; Fuertes, Marina; Rodrigues, Margarida; Sousa, Otília
    Nesta dimensão a revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional procura numa perspetiva plural divulgar o trabalho de investigação na área da educação, acolhendo uma ampla gama de disciplinas, de temas e de perspetivas metodológicas.
  • Editorial
    Publication . Fuertes, Marina; Nunes, Maria; Lino, Dalila; Sousa, Otília; Torres, Susana; Teófilo, Rui
    A Revista Da Investigação às Práticas: Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELX) mantém o seu esforço de publicação de artigos originais numa abordagem transversal e multicultural do conhecimento no âmbito educativo.
  • Editorial
    Publication . Fuertes, Marina; Nunes, Clarisse; Lino, Dalila; Sousa, Otília
    O leitor poderá encontrar neste número vários artigos com abordagens inovadoras no âmbito das novas tecnologias, da educação inclusiva e da educação na primeira infância.
  • PlayTrain - O brincar e o jogo na formação e prática dos educadores de infância
    Publication . Lino, Dalila; Hortas, Maria João; Nunes, Clarisse; Rocha, Carla; Vieira, Natália; Sá, Kátia; Fuertes, Marina
    Este projeto tem como principal objetivo compreender os lugares/espaços do brincar e do jogo na educação das crianças dos 0 aos 6 anos, promovendo a formação de profissionais capazes de desenvolver práticas que favoreçam a agência da criança, a experimentação no mundo físico e social e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade. Os participantes são estudantes do Mestrado em Educação Pré-escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa no ano 2018/2019. A metodologia é predominantemente qualitativa e integra a investigação e a intervenção. Através da aplicação de um questionário, da análise de propostas de intervenção e da observação das práticas, procura-se identificar as representações dos estudantes sobre o papel do brincar e do jogo na educação de infância e compreender como as integram na prática. A realização de workshops e grupos focais promove a reflexão e o desenvolvimento de competências dos futuros educadores para a construção de práticas desenvolvimentalmente adequadas. A análise dos resultados, ainda a decorrer, indicia que as estudantes valorizam as atividades estruturadas em detrimento dos tempos do brincar e do jogo.