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  • Desenvolvimentos iniciais do projeto To-SEAlert: galgamento e inundação em zonas portuárias e costeiras
    Publication . Fortes, Conceição; Reis, Maria Teresa; Santos, João Alfredo; Poseiro, Pedro; CAPITÃO, RUI; Pinheiro, Liliana; Lemos, Rute; Fonseca, Ana; Barateiro, José; Serrazina, Vera; Craveiro, João; Ferreira, José Carlos; Duarte, Cláudio Macedo; Andriolo, Umberto; Taborda, Rui; Silva, Ana; Lara, Javier
    O desenvolvimento de capacidade para prever a agitação marítima ao nível das bacias oceânicas com alguns dias de antecedência estimulou o aparecimento de sistemas informáticos para previsão dos efeitos da agitação marítima em zonas costeiras e portuárias. O HIDRALERTA é um desses sistemas: partindo das características da agitação marítima ao largo e utilizando modelos numéricos para a propagação da agitação marítima estima os parâmetros relevantes da agitação marítima para a avaliação do galgamento e do espraiamento quer em zonas portuárias, quer em zonas costeiras. O projeto de investigação e desenvolvimento To-SEAlert financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e envolvendo o LNEC, a FCiências.ID, a NOVA.ID.FCT e o ISEL pretende melhorar as funcionalidades daquele sistema no que se refere às metodologias de previsão do galgamento e da delimitação da zona inundada, bem como no apoio à resposta a situações de emergência envolvendo aquele fenómeno. Esta comunicação pretende descrever o racional que justifica a existência do projeto, as tarefas em que o mesmo foi dividido e os principais resultados esperados.
  • Projeto To-SEAlert. Desenvolvimentos recentes
    Publication . Zózimo, Ana Catarina; Fortes, Conceição; Santos, João Alfredo; Pinheiro, Liliana; Lemos, Rute; CAPITÃO, RUI; Fonseca, Ana; Roque, D.; Taborda, Rui; Silva, Ana; Serrazina, Vera; Craveiro; Reis, Maria Teresa; Andriolo, Umberto; Ferreira, José Carlos; Jóia Santos, C.
    O projeto To-SEAlert tem como objetivo a inclusão de um conjunto de ferramentas/metodologias de modo a tornar o sistema HIDRALERTA (Poseiro, 2019, Fortes et al., 2020, Pinheiro et al., 2020) mais eficiente, fiável e robusto. Essas ferramentas incluem o uso de imagens de satélite e de vídeo, de modelação numérica e física, métodos quantitativos e probabilísticos para a avaliação do risco e planeamento de emergência, para melhorar a eficiência e a confiança no sistema, bem como proporcionar a sua validação. Este projeto tem como objetivo principal a implementação de um sistema que seja capaz de apoiar as autoridades responsáveis na monitorização, prevenção e gestão de situações de emergência. Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido recentemente nas diferentes tarefas do projeto, entre o qual se pode destacar o desenvolvimento do protótipo do sistema para a zona costeira da Costa da Caparica, a validação do protótipo do porto da Ericeira com recurso a imagens de vídeo-monitorização, o teste de modelos numéricos para o cálculo do galgamento, e a implementação de metodologias de avaliação quantitativa das consequências do risco.