Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Relações de poder em Vigiar e Punir: O nascimento da prisãoPublication . Rodrigues, JorgeO livro Vigiar e punir: O nascer da prisão, escrito em 1975, tem como objetivo mais visível desmontar o suposto humanismo dos reformadores penais do Séc. XVIII, em França, que na linha do iluminismo, propuseram a substituição do suplício pela prisão como método punitivo e ressocializador de delinquentes, resultando em mudanças nas relações de poder. Nele, Foucault teoriza uma conceção não juridíca do poder, a partir das práticas sociais e jurídicas nos séculos XVII e XVIII. Nesta conceção não juridica do poder – o poder disciplinar –, o autor coloca especial ênfase nas relações entre poder e saber. Apresenta-o como transversal à sociedade, uma vez que o poder está em todo o lugar e em todas as coisas, mostrando que o mesmo tem duplo aspeto: a parte visível (instituições sociais) e a parte invisível (o dispositivo), no interior do qual circulam novas intensidades de poder, refletindo a paisagem mental de uma época. Aborda os principais aspetos do poder disciplinar dando ênfase à disciplina como forma dessa modalidade de poder e a sua mudança da época clássica para a modernidade, mostrando as suas mutações e técnicas naqueles séculos. Apresenta a passagem do exercício do poder diretamente sobre o corpo do indivíduo para a privação dos seus direitos e liberdade, demonstrando que não existem sociedades livres de relações de poder. Trata o controlo social na sociedade disciplinar, ao apresentar inúmeros processos de objetivação que ocorrem nas redes de poderes, que capturam, dividem e classificam os indivíduos, como a criação do sistema panótico. Neste, a relação de poder é de sujeição constante do indivíduo. O panotismo constituiu-se num poder produtor de saber que regula a vida dos indivíduos.
- Órgãos de governo da família empresária Governing bodies of family businessPublication . Rodrigues, Jorge; Marques, Maria AméliaRESUMO A importância das empresas familiares nas economias modernas exige que sejam melhor conhecidos os processos de tomada de decisão nas mesmas, nomeadamente, aqueles que têm origem no seio das famílias que as detêm ou controlam. A separação do património da família e do património afecto ao negócio é uma condição necessária para um bom relacionamento entre estes dois subsistemas. À semelhança dos órgãos de administração da empresa familiar também a família empresária tem os seus órgãos de governo: reunião de família, assembleia de família, conselho familiar, comissões familiares ad-hoc, protocolo familiar e family office. São estes órgãos que vão ser apresentados. ABSTRACT The importance that family firms have in today’s economy requires that one understands the decision making process in these types of firms, particularly the decision making process that stem from within the family circle that controls the firm. In order to understand these processes and the relationship between the two “subsystems of decision-making” one must separate the family’s resources from the family’s resources that has been engaged in the business. The family businesses, likewise the family firm, also have its own bodies of administration, such as family assemblies, family councils, family commissions and meetings, family’ protocols, as well as family office.
- Família empresária e competências empreendedorasPublication . Rodrigues, JorgeO modelo ideal de família preconizado na modernidade enfatizava o amor romântico, o matrimónio ideal e o afeto como base da vida familiar. Hoje, a ênfase parece estar no bem-estar do momento, sem importar o passado. Assim, o objetivo deste artigo é o de procurar compreender as relações entre as competências empreendedoras assentes no individualismo e a composição da família empresária, a cada momento. Cada geração tende a dispersar pelos seus públicos o acervo de património herdado, com a maioria das empresas familiares que desaparecem a terem como causa principal os conflitos familiares não resolvidos. Assim, através de uma pesquisa exploratória sobre as competências empreendedoras e a teoria baseada nos recursos, procurou-se contribuir para a definição do conceito de família empresária e o modo como esta depende e influencia os seus membros.