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- As conceções de professores em formação sobre o ensino de História do Presente em Portugal e a sua relação com a formação para a cidadaniaPublication . Díaz Zúñiga, Francisca Carolina; Barroso Hortas, Maria João; Gomes Dias, AlfredoNo presente artigo pretende-se analisar e refletir sobre as conceções dos estudantes da formação inicial em relação à História do Presente em Portugal e ao seu ensino. Em primeiro lugar, os alunos são confrontados com a compreensão do conceito de História do Presente. Em segundo lugar, reflete-se sobre a periodização que adotam para referir-se ao processo histórico, identificando os factos e acontecimentos que consideram fazer parte do História do Presente. Em terceiro lugar, exploram-se as conceções sobre o ensino da História do Presente e a forma como esta permite o desenvolvimento de competências que capacitem o estudante para compreender as dinâmicas do Portugal de hoje. Trata-se de uma investigação qualitativa que se insere no campo da Didática das Ciências Sociais na linha da formação inicial de professores e da formação cidadã. A amostra é composta por vinte e um estudantes a frequentar o mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na recolha de dados recorremos à aplicação de um inquérito por questionário, à realização de um grupo focal e foi ainda realizada análise documental. Os principais resultados indicam que os estudantes consideram que a sua formação académica e as experiências pessoais são estruturantes nas conceções que possuem sobre o processo histórico do presente. Os estudantes reconhecem, ainda, que a análise e compreensão das complexidades atuais do país são fundamentais na construção de uma cidadania crítica e democrática.
- Didática das ciências sociais: pensar com Joan Pagès BlanchPublication . Gomes Dias, Alfredo; Barroso Hortas, Maria JoãoEm Portugal, o domínio da Didática das Ciências Sociais, História e Geografia tem revelado muitas dificuldades para se afirmar enquanto área fundamental no percurso da formação inicial de professores do ensino básico e secundário. Não obstante as possíveis exceções que possam ser apontadas, importa reconhecer a pouco consistente produção científica que tem existido em Portugal sobre as finalidades, objetivos, estratégias, atividades e processos de avaliação do ensino e aprendizagem da História e da Geografia. A decisão de editar um pequeno volume com um conjunto de textos de Joan Pagès Blanch tem dois propósitos. O primeiro consiste na intenção de prestar uma pequena homenagem ao grande professor e mestre, que nos deixou, de forma inesperada, em junho de 2020. O segundo é o de divulgar o seu pensamento, abrindo a porta ao estudo da vasta obra que nos legou, editada em Espanha e na América Latina.