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  • O Investigador Libertino e a Infância como Indeterminado: a escrita científica enquanto ethos inventivo em duas propostas de autorreflexão e desterritorialização do sujeito escolar
    Publication . Vallera, Tomás; Almeida, Tiago
    Este artigo encena um diálogo metodológico entre dois projetos de investigação em curso: O investigador libertino – A pesquisa como exercício de exteriorização do pensamento e de transformação da vida e Educação da infância como rito de iniciação – Essência, método e arquétipo. Com base no princípio de que a conversa sobre o conteúdo de uma pesquisa é inseparável da reflexão sobre a construção do seu objeto, e de que é no encontro com o outro que se descentraliza, amplifica e relança o pensamento para lugares antes impensáveis, propõe-se o cotejo de dois trajetos de investigação que, de modos distintos mas através de conceitos comuns (incapturável ou indeterminado; agenciamento e devir), defendem a uma só voz a escrita científica na área das Humanidades como possibilidade de aceder a um ethos inventivo, de exercer a autorreflexão e de deslocar o investigador em relação à sua condição de sujeito escolar. O libertino e a criança cumprem, aqui, a função de espelhar o lugar vulnerável e potente do investigador, figura que oscila entre um dispositivo que o captura e determina e um espaço indeterminado onde se experimenta a possibilidade de articular o que a escola historicamente separa: o estar-a-ser e o estar-a-fazer, a vida e o pensamento.
  • An indigenous foreigner in Portugal: John Dewey`s latente prsence in the early 20th century works of the new school quartet
    Publication . Ó, Jorge Ramos do; Vallera, Tomás; Almeida, Tiago; Henriques, António; Paz, Ana Luísa
    There are few, if any, other educational philosophers that have left their mark internationally as John Dewey has. Author of 40 books and no less than 700 articles that appeared in over 140 journals, Dewey’s work has been translated into at least 35 languages. His landmark Democracy and Education – published over a century ago in 1916 – is one of the most cited educational texts ever.