Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- A utilização de tablets pelas crianças do 1.º CEB, para a resolução de problemas de poluição sonora e de qualidade do ar interior na escola: construção de propostas didáticasPublication . Souza, Alexandra; Alves, Ana Rita; Silva, Maria JoãoNa nossa sociedade, as crianças utilizam desde muito cedo dispositivos digitais móveis, como os tablets, usando funcionalidades diversas, incluindo sensores como a câmara fotográfica e o microfone. Neste capítulo, descreve-se o uso de tablets em atividades de promoção de saúde ambiental com crianças do 1.º ciclo do ensino básico, numa escola de um Museu de Ciência em Portugal. O sensor de som dos tablets foi usado pelas crianças para o estudo dos níveis de som em contexto escola e sensores específicos de dióxido de carbono foram usados, em conjunto com os tablets, para a avaliação da qualidade do ar do ambiente da escola. As atividades foram desenvolvidas para se integrarem na curta estadia das turmas na Escola do Museu de Ciência e incluíram atividades de exploração e familiarização com as propriedades do som e do ar, medições de níveis de som e de concentrações de dióxido de carbono e, ainda, a interpretação dos dados adquiridos e registados, para identificação de problemas e propostas de melhoria da saúde ambiental da escola. As atividades e os seus recursos são apresentados de forma a poderem ser replicadas, refletindo-se criticamente sobre os sucessos e desafios das mesmas.