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- Recensão crítica a... Saberes de saúde e de doença: porque vão as pessoas ao médico?Publication . Medeiros, NunoO tema da saúde, com todo o cortejo de áreas de interesse que o intersectam ou dele partem (como o corpo, as representações sociais do acto médico, os valores sociais e a medicação, repercussões e incidências sociais da bioética, a profissionalização dos grupos ocupacionais ligados aos cuidados de saúde, entre muitos outros), cumpre uma pena de invisibilidade no panorama da edição nacional. Como território relativamente recente de especialização e de pesquisa nas ciências sociais em Portugal, a sua juventude pode funcionar como factor explicativo, não o único, porventura nem sequer o mais determinante, da parcimoniosa presença de resultados de estudos e projectos de investigação nos escaparates ou nas recônditas estantes das livrarias. Produto também de um sistema editorial e livreiro frágil e pouco audaz no âmbito mais geral da edição científica, os livros sobre o universo da saúde numa perspectiva das ciências sociais são ainda escassos. O estudo de Susana Duarte, docente da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca em Coimbra, constituído pela sua dissertação de mestrado, publicado pela Quarteto e intitulado Saberes de Saúde e de Doença: porque vão as pessoas ao médico?, é de saudar pelo contributo que vem dar ao desenvolvimento do pequeno núcleo de obras editado neste âmbito, pontuado por investigações fundamentais como as de Graça Carapinheiro ou de Noémia Lopes. O livro é essencialmente sinal de um iniludível, ainda que tímido, avanço de disciplinas oriundas das ciências sociais, como a sociologia, a antropologia ou a psicologia em terrenos até há alguns anos pouco propícios ao estabelecimento com carácter definitivo destas áreas do saber nas estruturas curriculares de cursos de medicina, ciências farmacêuticas, enfermagem ou tecnologias da saúde. A afirmação destas áreas num espaço institucional onde a ideia prevalecente de ensino não conseguia legitimar os contributos reflexivos e de aplicação da sociologia ou da antropologia verifica-se a vários níveis, incluindo as temáticas, metodologias e corpos teóricos subjacentes às memórias de fim de curso ou a dissertações de mestrado.
- Nem cila nem caribdis: tópicos de reflexão social sobre a leituraPublication . Medeiros, NunoO exercício de ler não se confina necessariamente em si próprio, desterro solitário na sua individualidade. Acto intrinsecamente criador, o sentido pleno da leitura é também social: envolve o outro. As práticas de leitura podem, então, desempenhar para leitores e mesmo para não-leitores um papel fundamental no seu sentido de posicionamento identitário e no seu sistema de relações. Perspectivando a leitura enquanto dado social interpretável, procura-se aqui dar breve conta de alguns tópicos que a reflexão no quadro mais amplo das ciências sociais tem produzido desde a década de setenta do século passado, incluindo as dificuldades e os riscos enfrentados pelas propostas apresentadas.
- Acções prescritivas e estratégicas: a edição como espaço socialPublication . Medeiros, NunoO propósito deste artigo é o de contribuir para um entendimento da edição como espaço social complexo. Este espaço social é constituído por um conjunto de agentes que actuam como construtores activos na esfera das ideias e da cultura escrita através de uma matriz prescritiva e selectiva da sua intervenção no livro, infundindo-lhe uma identidade própria que extravasa o texto na sua estrita acepção autoral. Por outro lado, o campo editorial e os agentes que o habitam integram processos mais vastos, configuradores de uma indústria específica e governados por interesses relacionados com a constituição de mercados de bens culturais, traduzindo-se este segundo aspecto nos pressupostos estratégicos de ressonância mercantil que suportam a actividade de mediação e prescrição de sentidos.