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Lopes Miranda, Sandra Marisa

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  • Comunicação organizacional e a avaliação 360º: Qual o tipo de comunicação adotado pelas chefias aquando da aplicação da avaliação 360º?
    Publication . Mourão, Rita Monteiro; Miranda, Sandra
    Objetivo Geral: Perceber qual o papel da avaliação 360º no âmbito da comunicação organizacional. Objetivo Específico: Compreender qual o tipo de comunicação adotado pelas chefias, aquando da aplicação da avaliação 360º Objetivo Específico: Perceber quais as atitudes e comportamentos (e.g. empenhamento, satisfação, confiança e cinismo) adotados pelos subordinados, no âmbito dessa comunicação.
  • A avaliação 360º e a comunicação organizacional: criação de um modelo de análise
    Publication . Mourão, Rita Monteiro; Miranda, Sandra; Gonçalves, Gisela
    Este estudo visa compreender qual o papel da avaliação 360º na comunicação organizacional, mais concretamente, na comunicação que se estabelece entre chefias e subordinados. Como tal, realizou-se um estudo qualitativo exploratório, tendo sido entrevistados 30 experts (i.e., professores universitários, formadores e responsáveis pela gestão da comunicação interna). De uma forma genérica, tornou-se possível concluir que a aplicação da avaliação 360º contribui para uma comunicação mais eficaz das chefias, sendo vantajosa também ao nível do feedback abrangente que potencia e relativamente à transparência que promove. A revisão de literatura e os dados provenientes desse estudo tornam-se, assim, bastante pertinentes, pois irão contribuir para a construção de um modelo teórico que será, posteriormente, testado através da concretização de um estudo quantitativo.
  • A avaliação 360º e a comunicação das chefias: onde se cruzam?
    Publication . Mourão, Rita Monteiro; Miranda, Sandra; Gonçalves, Gisela
    A comunicação organizacional e a avaliação de desempenho podem constituir-se como práticas estratégicas muito importantes para o desenvolvimento profissional dos membros da organização e, consequentemente, para a eficácia organizacional. Nos últimos anos tem vindo a desenvolver-se um tipo de avaliação de desempenho específico designado por avaliação 360o. Este método avaliativo possibilita uma maior variedade de perspetivas, quando comparado com a avaliação tradicional/top-down (i.e., apenas a chefia avaliar os subordinados). Sabe-se que este tipo de avaliação tende a ser aplicado em organizações mais democráticas e poderá ser responsável por um maior diálogo entre os atores organizacionais. O presente artigo procura perceber qual poderá ser o papel da avaliação 360o no âmbito da comunicação organizacional e qual o tipo de comunicação adotado pelas chefias, aquando da aplicação da avaliação 360o. A revisão de literatura elaborada permitiu apreender que a realização da avaliação 360o pode estar relacionada com uma comunicação de suporte por parte das chefias, ao invés da adoção de uma comunicação defensiva, contribuindo para uma maior confiança e uma voz mais ativa dos colaboradores.