Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Notícias de ordem interna nos telejornais de horário nobre em Portugal 2002-2006
    Publication . Belo, António
    Esta comunicação integrada no seminário “Polícia e os Media – Comunicação da (in)segurança”, analisa os resultados da análise de conteúdo, em termos quantitativos, e caracterização metodológica de uma amostra de telejornais de horário nobre nos quatro canais de sinal aberto entre 2002 a 2006, focando-se nas notícias sobre Ordem Interna. Este foi o quarto tema mais frequente nos noticiários portugueses, representando cerca de 11% das notícias só sendo suplantado pela política nacional e internacional e pelo desporto. Relativamente a este tema foram explorados diversos fatores de caracterização das notícias que o abordavam, comparação da sua distribuição ao longo do alinhamento dos telejornais e dos noticiários de cada canal.
  • O perfil do antropólogo em Portugal: Relatório 2016
    Publication . Pignatelli, M.; Balsa, J.; Belo, António; Cachado, R. Á.; Carvalheira, R.; Cavaleiro Rodrigues, José; Florêncio, F.; Lima, A.P.; Machado, V.; Martins, H.; Micaelo, A.L.; Mota da Costa, J.; Viegas, S.M.
    Para um conhecimento mais sistemático da realidade nacional, a APA realizou um levantamento, simultaneamente, sobre a situação da antropologia no nosso país, em termos de formações, investigação e publicações, e sobre os antropólogos, lançando um inquérito e entrevistas à comunidade. Os resultados foram publicados em forma de relatório.
  • Precisão das sondagens em Portugal
    Publication . Belo, António
    Este estudo faz uma abordagem, a mais vasta possível, analisando quase todas as sondagens pré-eleitorais, publicadas ou emitidas em Portugal no mês anterior a cada uma das eleições realizadas, desde 1991 até à última em Janeiro de 2006. Para a análise da precisão destas sondagens foram consideradas algumas medidas utilizadas em estudos anteriores. Na primeira parte é feita uma breve contextualização da utilização de sondagens em Portugal, quando começaram a ser utilizadas, como evoluíram e qual a legislação que as regulamenta. É ainda abordado o modo como a precisão das sondagens pode ser medido, apresentando-se exemplos de vários estudos que abordaram esta temática. Na segunda parte, após uma descrição da amostra, são apresentados os resultados relativos à precisão das sondagens, como evoluíram, como se comparam com outros países e quais as relações com diversas variáveis que podem estar relacionadas com esta, como por exemplo, o âmbito da eleição ou o método de amostragem.