Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Breve reflexão sobre Teatro em tempo de pandemia: ensino e prática cénicaPublication . Ribeiro, CarlosParecem acontecer as formas mais díspares de resposta à violência do confinamento, decidido pelo estado português, como resposta à pandemia provocada pelo coronavírus, Covid-19. A festividade compulsiva, por vezes histérica, a vivência lutuosa e depressiva, por vezes expiação; o troar de argumentações num fervor opinativo, procurando explicar o inexplicável, e o abanão de certezas e convicções; a espera contida e atenta; a indiferença. Todas estas reações relevam de uma incidência traumática. Estes comportamentos, e mais haverá, expressam a dureza de um tempo. Isto reflete-se no teatro: no ensino do teatro, na formação de atores, bem como na prática cénica. Este esquisso retoma algumas notas reflexivas sobre estes assuntos.
- Girela: reflexões sobre criação artística, formação e legislaçãoPublication . Cordeiro, Marta; Mendes, Conceição; Espada, José; Mendes, José Maria Vieira; Maia, Tomás; Buchinho, Emidio; Calixto, João; Nogueira, Mariana Sá; Saraiva, Catarina; Real, Sílvia; Ribeiro, CarlosGirela, Reflexões sobre Criação Artística, Formação e Legislação resulta de um projeto de investigação apoiado pela 2.ª edição do Concurso de Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação & Criação Artística financiados (IDI&CA). A investigação pretende estudar o panorama do ensino artístico no atual sistema de ensino superior, elegendo três vetores principais de análise: a) a reflexão em torno das questões conceptuais que unem produção artística, pedagogia e investigação (Testemunho); b) a capacidade sistemática de enquadrar, legitimar e operacionalizar o ensino superior artístico, traduzida em legislação (Legislação); c) a criação contemporânea (Projeto).
- A cidade de FaustoPublication . Ribeiro, Carlos"A Cidade de Fausto", é uma peça de teatro que tem como ponto de partida o mito de Fausto. O desenvolvimento da peça centra-se em torno de uma meditação cénica sobre o saber viver em comunidade. A comunidade teatral, os actores e as personagens, servem esse objectivo de um micro-laboratório social, tragicómico, onde se ensaiam, estratégias de colaboração e convivência que passam pela multiplicidade de registos que espelham, por sua vez, a diversidade característica da Cidade. Esta Cidade plural encontra na poesia cénica, que esbate lirismo e ironia, o magma em que se refaz. Fausto torna-se pois sinónimo de um “simulado incêndio”, porventura imperdoável.