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- Management, hospitality and tourismPublication . Renda, Ana Isabel; Seabra, Fernando Miguel Dos Santos Henriques; Domingos, Francisco; Rodrigues, Jorge; Pinheiro, Pedro; Baleiro, RitaO livro que agora se edita integra um conjunto de textos desenvolvidos a partir de algumas das comunicações originalmente apresentadas à Postgraduate Conference in Management, Hospitality and Tourism 2019, que, na sua décima edição anual, sem interrupções, se manteve orientada para o grande objetivo inicial de proceder à divulgação de trabalhos de investigação em matérias multidisciplinares na área da gestão e turismo. Neste volume encontram-se reunidos os textos relativos a treze comunicações apresentadas na conferência de dia 7 de julho de 2019, em Lisboa. A sequência dos textos segue a ordem alfabética do respetivo título e permite uma viagem pelas áreas da fiscalidade (seis), da ética e responsabilidade social (três), do empreendedorismo, do direito e da literatura e línguas aplicadas ao turismo, com um texto cada.
- Determinantes da divulgação voluntária de informação : a divulgação da responsabilidade social no contexto global, no período 2005-2016Publication . Pinheiro, Pedro; Maria Manuela Martins Saraiva Sarmento CoelhoNuma fase em que a responsabilidade social e a sua consequente divulgação são um dos temas prementes no contexto não só académico, como também empresarial, pouca evidência empírica existe relativamente aos fatores que conduzem as organizações a essa mesma divulgação. Assim, a presente investigação tem como objetivo geral a identificação dos fatores determinantes da divulgação da responsabilidade social das organizações. Neste contexto foi desenvolvida uma base de dados contendo informação relacionada com 39 indicadores referentes a 1033 organizações sedeadas em 32 países, relativamente ao período compreendido entre 2005 e 2016. Com intuito alcançar os objetivos propostos e, deste modo, dar resposta à questão de investigação formulada “quais os fatores determinantes da divulgação voluntária de informação”, é aplicada uma metodologia baseada no modelo de equações estruturais. Para tal, são definidos sete constructos (“company exposure”, “country exposure”, “dimensão empresarial”, “estrutura de propriedade”, “financeira”, “governo das sociedades”, “perfil da organização”) e propostos os modelos de medida e estrutural. Os resultados obtidos permitem evidenciar que os constructos “country exposure”, “governo das sociedades” e “perfil da organização” influenciam positivamente a divulgação da informação. Em sentido oposto, o constructo “estrutura de propriedade” influencia negativamente a divulgação da informação. Os demais constructos propostos não são estatisticamente significativos enquanto fatores determinantes da divulgação da informação. Por último, não existe evidência empírica de que a crise financeira mundial sentida entre 2007 e 2010 ou os períodos anteriores e posteriores até ao ano de 2016 provoquem alterações nas conclusões da investigação.