Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- A educação financeira no ensino da geografia: práticas de transversalidadePublication . Pereira, Diego Henrique; Sá, Lucelia Cristina Brant Mariz; De Sá Júnior, Antonio EldiCom a pandemia da Covid-19 ocorrida nos últimos anos, muitas mudanças atingiram a sociedade. As incertezas deste novo cenário evidenciaram questões sobre a situação financeira das famílias brasileiras. Partindo do viés educacional, o tema Educação Financeira foi estabelecido pela BNCC como tema contemporâneo transversal, a fim de proporcionar aos estudantes da educação básica, noções sobre a relação com o dinheiro, que afeta tanto o comportamento, quanto a formação social. Investigando as possíveis mudanças no comportamento das pessoas, especialmente no que tange aos processos de consumo, o presente estudo visa refletir a relação do sujeito com o mundo, no que diz respeito ao entendimento sobre o planejamento financeiro e suas nuances, bem como a identificação da importância do trabalho transversal da Educação Financeira no ensino da Geografia, em escolas de ensino médio. Para o alcance do objetivo proposto, a pesquisa assume uma abordagem qualitativa exploratória, tendo como arcabouço teórico os estudos de Alro; Skovsmose (2007), Reis (2016), Ferreira (2017), Bus; Amorim (2020), Hartmann; Maltempi (2021), dentre outros autores que contribuem para a discussão proposta. Assim, conclui-se que o conhecimento e o planejamento financeiro, possibilita o equilíbrio das contas e a visão crítica para que o sujeito consiga gerenciar de maneira eficiente sua vida financeira.