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  • A receita culinária: recurso educativo digital para o desenvolvimento de competências textuais e linguísticas no 1.º CEB
    Publication . Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo Pereira; Paulos, Bruno; Gonçalves, Carolina; Pereira, Susana; Silva, Encarnação
    Apresentar um recurso educativo digital para o 1.º CEB centrado na exploração do género textual receita culinária. Refletir sobre o potencial didático do recurso.
  • Recursos educativos digitais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo Pereira; Pereira, Susana; Gonçalves, Carolina; Silva, Encarnação; Alves, Dina; Paulos, Bruno; Freitas, Liliana; Seiça, Rita; Teixeira, Inês
    Objetivo geral: contribuir para a promoção de práticas inovadoras no ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico com recurso a tecnologias digitais. Objetivos específicos: (i) criar três recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico; (ii) desenvolver investigação experimental sobre a implementação de recursos educativos digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico; (iii) divulgar os recursos educativos digitais e a investigação desenvolvida no projeto junto de professores e investigadores das áreas da educação e da produção multimédia. Financiamento: Instituto Politécnico de Lisboa
  • Princípios pedagógico-didáticos para a conceção de recursos educativos digitais: análise do recurso cozinhar a aprender
    Publication . Cardoso, Adriana; Almeida, António; Gonçalves, Carolina; Pereira, Susana; Rodrigues, Margarida; Silva, Encarnação
    Neste capítulo, discutem-se princípios pedagógico-didáticos para a conceção de recursos educativos digitais que promovam situações de aprendizagem inovadoras. Neste âmbito, destacam-se: (i) a criação de contextos significativos para a aprendizagem; (ii) a integração curricular; (iii) a implementação de um desenho instrucional de base construtivista; (iv) a promoção da autonomia do aluno; (v) a promoção do envolvimento e da motivação do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Estes princípios são mobilizados, no presente capítulo, na análise de um recurso educativo digital concreto (Cozinhar a Aprender), que visa promover o desenvolvimento integrado de competências (Português, Matemática, Estudo do Meio) no 1.º Ciclo do Ensino Básico a partir da exploração do género textual receita culinária.
  • A receita culinária: recurso educativo digital para o desenvolvimento de competências textuais e linguísticas no 1.º CEB
    Publication . Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo Pereira; Paulos, Bruno; Gonçalves, Carolina; Pereira, Susana; Silva, Encarnação
    Atualmente as gerações mais novas (“nativos digitais”) exibem elevadas competências nas tecnologias da informação e comunicação. Contudo, a escola tende a resistir à cultura digital, atribuindo às novas tecnologias um papel meramente auxiliar, esporádico ou até mesmo residual (Almeida, coord., 2015). Assumindo que as novas tecnologias, por si só, não podem revolucionar os métodos de ensino/aprendizagem, o projeto RED.PT — Recursos Educativos Digitais para o Ensino e Aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico — aposta no desenvolvimento de recursos educativos digitais elaborados de acordo com as seguintes orientações metodológicas (Cardoso e Rodrigues, 2018b): (i) desenvolvimento integrado de competências de língua; (ii) criação de contextos significativos, visando a produção e divulgação de diferentes géneros textuais; (iii) aprendizagem das regras de funcionamento da língua através da descoberta; (iv) construção de percursos não lineares (ou com diferentes hipóteses de progressão); (v) recurso a diferentes linguagens mediáticas (texto, imagem, áudio, vídeo); e (vi) estratégias de gamificação (cf. Cardoso, Silva e Pereira, 2015; Casas i Deseures, 2014). Neste artigo, apresenta-se um recurso educativo digital em desenvolvimento no âmbito do projeto RED.PT que se centra no género textual receita culinária (Marcuschi, 2002; Dieng, 2009). A metodologia seguida baseou-se no modelo Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação (ADDIE) (cf. Branch, 2009), especificamente concebido para a construção de recursos educativos, de acordo com um conjunto de procedimentos e práticas associados ao desenvolvimento ágil de software multimédia. A adoção de um modelo evolutivo e incremental permite acelerar o desenvolvimento do projeto, permitindo uma melhoria contínua do processo e promovendo respostas rápidas às mudanças (Stellman e Greene, 2015) e metodologias associadas à produção de projetos multimédia. Neste artigo, pretende-se promover uma reflexão sobre as potencialidades deste recurso educativo digital, considerando (i) a contextualização do género textual receita de culinária através da recriação de um ambiente que permite a imersão sensorial (visão, audição) num espaço de restauração; (ii) a multimodalidade enquanto estratégia para o desenvolvimento integrado de competências de língua; (iii) agilização da implementação de atividades de descoberta e promoção do trabalho autónomo.
  • Tecnologia digital e ensino de língua: um recurso educativo digital para os primeiros anos de escolaridade
    Publication . Cardoso, Adriana; Rodrigues, Ricardo Pereira; Gonçalves, Carolina; Palma, Nuno; Pereira, Susana; Silva, Encarnação; Souza, Joana
    Apresentar o recurso educativo digital Cozinhar a Aprender, que visa promover o (português, matemática, estudo do meio) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (6-10 anos) a partir da exploração do género textual receita culinária.