Loading...
6 results
Search Results
Now showing 1 - 6 of 6
- Insuficiência de convergência e atenção visual: estudo exploratório em estudantes do ensino superiorPublication . Cunha, Tânia; Pinto, Sara; Sargo, Joana; Mendanha, Luís; Lança, Carla; Oliveira, ManuelRESUMO: Introdução – A insuficiência de convergência (IC) pode desencadear alterações da atenção visual. Pretende-se investigar se existem alterações na atenção visual em estudantes do ensino superior com IC. Metodologia – Estudo quantitativo, comparativo e correlacional. Participaram 44 estudantes com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos. Formaram-se dois grupos, um com Visão Binocular Normal (VBN) e outro com IC. O grupo com IC incluiu os indivíduos que apresentaram alterações no ponto próximo de convergência (PPC) e/ou na convergência para perto (C’). Para avaliar a atenção visual utilizou-se o teste de cancelamento de sinos. Resultados – O grupo com VBN foi composto por 32 indivíduos (23 do género feminino) e o grupo com IC por 12 indivíduos (11 do género feminino). No teste de atenção visual verificou-se que o número médio de sinos identificados foi de 34,6 para o grupo com VBN e de 34,3 no grupo com IC. O tempo médio de realização do teste foi de 167,9s e de 198,3s para os grupos de VBN e IC, respetivamente. Observou-se uma correlação moderada positiva entre o PPC e o tempo médio de realização do teste (r≈0,63) e uma correlação fraca positiva entre o número médio de sinos identificados e a C’ (r≈0,16). Por outro lado, a correlação entre o PPC e o número médio de sinos identificados (r≈-0,48) foi fraca negativa e entre a C’ e o tempo médio (r≈-0,05) foi ínfima negativa. Discussão/Conclusões – O grupo com VBN apresenta um número médio de sinos identificados superior ao grupo com IC. Verifica-se ainda que o grupo com IC demorou mais tempo na realização do teste, comparativamente com o grupo com VBN. Estes resultados apontam para uma possível relação entre a IC e a diminuição da atenção visual.
- Eye gaze in individuals with and without convergence insufficiencyPublication . Mendanha, Luís; Pereira, Leonor MonizAims of the study: Characterization of the eye gaze, through the analysis of eye movements during fixation and pursuit of a target in young adults with convergence insufficiency and young adults with normal binocular vision. In the horizontal from left-right in the vertical from up-down, for the most used direction, in the horizontal from right-left, and in the vertical from down-up for the less used direction.
- Eye tracker, binocular vision and oculomotor balance: exploratory studyPublication . Mendanha, Luís; Oliveira, Manuel; Pereira, Leonor MonizIntroduction: It is not clearly determined if vision provokes movement or if it is movement itself that provokes and propitiates the visual search and exploration. Lack of concentration phenomena, localization mistakes, and excessive visual effort is associated with binocular function alterations and therefore they can restrict or even turn the daily routine in the different areas of human activity impossible. The study of visual tracking will enable us to characterize the fixation and saccadic movement. Aim of the study: The study aims to analyze the eye tracking of individuals with alterations of oculomotor balance or of the binocular vision, by comparing them with individuals without these alterations.
- Caracterização da direcção do olhar em indivíduos com e sem insuficiência de convergênciaPublication . Mendanha, Luís; Silva, Leonor Moniz PereiraA eficácia do nosso sistema visual influencia o modo como recolhemos e processamos a informação. Uma visão ineficiente pode provocar uma menor capacidade no desempenho de algumas tarefas. Uma das situações mais comuns, onde isso se verifica é a insuficiência de convergência. Assim, pretendemos investigar a existência de diferenças significativas, durante a fixação e perseguição de um alvo, em indivíduos com e sem insuficiência de convergência. Utilizámos uma amostra composta por adultos jovens, distribuídos por dois grupos, um formado por indivíduos com visão binocular normal e outro por indivíduos com insuficiência de convergência, ambos com 26 participantes. Os resultados obtidos apontam para uma perda de qualidade relativamente à fixação e perseguição visual, nos indivíduos com insuficiência de convergência e parecem sugerir também uma maior estabilidade da fixação e um movimento sacádico mais preciso nos indivíduos com visão binocular normal. Deste modo, a correcção da insuficiência de convergência é fundamental para a existência de um conforto visual adequado de modo a permitir um normal desempenho nas diferentes actividades diárias, evitando-se assim, repercussões negativas na qualidade de vida dos indivíduos.
- Eye tracker, binocular vision and oculomotor balance: exploratory studyPublication . Mendanha, Luís; Oliveira, Manuel; Pereira, Leonor MonizWe have analysed the vision direction with the Eye Tracker System ASL-model 504 of individuals with alterations of oculomotor balance or binocular vision, comparing them with individuals without those kinds of alterations. The sample was composed of 40 individuals, men, and women, with ages between 18 and 23. They were distributed as follows: individuals with normal binocular vision (NBV) in binocular and monocular conditions and with convergence insufficiency (CI). Significant differences were found between the studied groups, pointing out that the absence of binocularity, as the existence of convergence insufficiency, entails clearly a quality loss of the visual pursuit.
- Contributo para o estudo dos procedimentos de medição do ponto próximo de convergência e do ponto de astenopia em indivíduos com e sem síndroma de deficiência posturalPublication . Dolan, Ana; Poças, Ilda Maria; Silva, O. Alves da; Silva, Carina; Firmino, Adriana; Barros, Ana Sofia; Vasco, Helena; Martins, Joana; Mendanha, LuísIntrodução – O síndroma de deficiência postural é uma disfunção propriocetiva multifatorial, com sintomatologia variada, que inclui alterações com impacto na performance visual, como a insuficiência de convergência e a astenopia. A medição do ponto próximo de convergência é usada no seu diagnóstico e exploração clínica, sendo influenciada pela velocidade do teste e pelo tamanho do estímulo. Definir o método mais eficaz para medir o ponto próximo de convergência e o ponto de astenopia é pertinente, pois permitirá uma avaliação mais exata das alterações nestes casos. Este estudo tem como objetivo investigar a exatidão das medições do ponto próximo de convergência e ponto de astenopia em casos de síndroma de deficiência postural e variações dos seus valores consoante o método usado. Métodos – Estudaram-se 39 pessoas, 27 com e 12 sem síndroma de deficiência postural, medindo o ponto próximo de convergência e ponto de astenopia com dois estímulos (régua de RAF standard e régua de RAF modificada) a duas velocidades (1cm e 3cm/s). Resultados – Não foram obtidos valores estatisticamente significativos em nenhum dos métodos de medição do ponto próximo de convergência. A régua de RAF a uma velocidade lenta é mais sensível para alterações do ponto de astenopia (AUC 0,761±0,084 erro padrão, p=0,010). A velocidade lenta gera valores do ponto próximo de convergência e do ponto de astenopia superiores, sobretudo no grupo com síndroma de deficiência postural. Conclusão – O método de medição influencia os valores dos parâmetros estudados. Não se obtiveram valores estatisticamente significativos na medição do ponto próximo de convergência. O método de medição do ponto de astenopia com pistas visuais a uma velocidade lenta tem maior exatidão.