Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- O impacto da pandemia no uso das tecnologias móveis em estudantes das Ciências Sociais portugueses e espanhóis: análise qualitativaPublication . Lopes, Carlos; Caballero-Mariscal, David; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, TatianaIntrodução: O desenvolvimento das tecnologias móveis tem ocupado um espaço fundamental no ensino superior nos últimos anos. Na atualidade, o acesso à informação, a comunicação e o processo de ensino-aprendizagem não podem ser concebidos sem os dispositivos móveis. Esta realidade conheceu um aceleramento no período durante e pós-pandemia devido à adaptação forçada ao ensino virtual e à necessidade de adotar novas estratégias. Contudo, apesar desta transição irrevogável, existem discrepâncias entre o ritmo social no processo de adaptação a novas realidades e a efetiva adaptação por parte das instituições de ensino superior na passagem da “pesquisa de informação fixa” para a “pesquisa de informação móvel” e suas implicações na acessibilidade, ubiquidade e imediatismo. Estes elementos têm um impacto significativo na forma como os bibliotecários disponibilizam informação e como os professores implementam as suas metodologias e se relacionam com a informação. As tecnologias móveis têm vindo a ser progressivamente integradas nas aprendizagens no ensino superior e com um nível de aceitação muito significativo, não só devido à sua utilidade, mas também porque tornam o ambiente de aprendizagem mais atrativo e motivador. Neste sentido, estudantes, professores e bibliotecários podem beneficiar grandemente das possibilidades que os dispositivos móveis e suas aplicações podem oferecer. Objetivo: Analisar comparativamente as perceções dos estudantes de ciências sociais portugueses e espanhóis sobre o impacto da pandemia no uso e na inclusão das tecnologias móveis no processo de ensino-aprendizagem.