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- Como usar a tecnologia móvel para promover o acesso aberto: o caso da Biblioteca da ESTeSLPublication . Seguro-de-Carvalho, PaulaO que são os códigos QR? São códigos de barras bidimensionais que permitem codificar e descodificar informação de forma quase imediata, através de um dispositivo móvel com câmara e com um software de leitura instalado. Objetivo do estudo: Desenvolver novos serviços para o crescente número de leitores que recorrem a dispositivos móveis. Porquê os códigos QR na ESTeSL? Promover os recursos em acesso aberto; facilitar o acesso a esses recursos; captar uma nova geração de utilizadores.
- Promover o acesso aberto com o Open Journal System: duas instituições, duas realidadesPublication . Seguro-de-Carvalho, Paula; Teófilo, RuiDevido às alterações tecnológicas que ocorreram nos últimos anos foram introduzidas novas formas de adquirir, armazenar e transmitir a ciência. As instituições de ensino superior que têm revistas científicas procuram divulgá-las e dar-lhes visibilidade. Para o fazer muitas têm recorrido à utilização do Open Journal System (OJS), desenvolvido pelo Public Knowledge Project. Usando este sistema foi possível criar uma plataforma independente para a revista Saúde & Tecnologia, da ESTeSL, e para a revista Da Investigação às Práticas, da ESELx. O objetivo para a implementação do sistema foi facilitar as tarefas dos editores, dar maior visibilidade às revistas e disponibilizá-las em plataformas internacionais. Ambas as Escolas decidiram usar o OJS para a realização desta tarefa e, neste momento, as duas revistas dispõem de um espaço independente onde estão alojados os números já editados. A ESTeSL também disponibiliza a sua revista no Directory of Open Access Journals (DOAJ) e a ESELx na Scientific Electronic Library Online (SciELO) que, por sua vez, assegura o processo de submissão ao DOAJ. As vantagens da adoção desta plataforma são a disponibilização de uma plataforma web acessível a qualquer um dos elementos envolvidos no processo editorial, a qualquer hora e em qualquer lugar.
- Competências digitais: a utilização eficiente dos recursosPublication . Antunes, Maria Da Luz; Seguro-de-Carvalho, PaulaA Internet e o Google são parte integrante do percurso académico dos estudantes do ensino superior que privilegiam a rapidez de acesso em detrimento da eficiência e credibilidade da informação. A pesquisa em bases de dados pode afigurar-se, por vezes, complexa o que leva a que os estudantes, na maioria dos casos, recorram à pesquisa em motores de busca. Na área da saúde existem inúmeros recursos disponíveis, mas os estudantes nem sempre os conhecem e, noutros casos, não sabem como utilizá-los de forma eficaz. Através de um questionário avaliaram-se as competências digitais dos estudantes finalistas da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Da análise dos resultados concluiu-se que a aprendizagem de competências digitais tem um impacto positivo na confiança dos estudantes e que é fundamental que estes estudantes, futuramente profissionais de saúde, saibam usar de forma eficaz, eficiente e ética a informação. Evidencia-se, ainda, o reforço do papel dos bibliotecários como elementos da equipa de aprendizagem.
- Caracterização da investigação em ciências da saúde na CPLPPublication . Seguro-de-Carvalho, PaulaO objetivo é apresentar uma caracterização da investigação dos países da CPLP com base na produção científica classificada na área da saúde e indexada na Scopus
- O projeto de literacia da informação numa biblioteca da saúde: o caso da Biblioteca da ESTeSLPublication . Seguro-de-Carvalho, Paula; Antunes, Maria Da LuzIntrodução – Ao aumento exponencial de informação, sobretudo a científica, não corresponde obrigatoriamente a melhoria de qualidade na pesquisa e no uso da mesma. O conceito de literacia da informação ganha pertinência e destaque, na medida em que abarca competências que permitem reconhecer quando é necessária a informação e de atuar de forma eficiente e efetiva na sua obtenção e utilização. A biblioteca académica assume, neste contexto, o papel de parceiro privilegiado, preparando o momento em que o estudante se sente capaz de produzir e registar novo conhecimento através da escrita. Objectivo – A Biblioteca da ESTeSL reestruturou as sessões desenvolvidas desde o ano lectivo 2002/2003 e deu início a um projecto mais formal denominado «Saber usar a informação de forma eficiente e eficaz». Objectivos: a) promover a melhoria da qualidade dos trabalhos académicos e científicos; b) contribuir para a diminuição do risco de plágio; c) aumentar a confiança dos estudantes nas suas capacidades de utilização dos recursos de informação; d) incentivar uma participação mais ativa em sala de aulas; e) colaborar para a integração dos conteúdos pedagógicos e das várias fontes de informação. Método – Dinamizaram-se várias sessões de formação de curta duração, versando diferentes temas associados à literacia de informação, designadamente: 1) Pesquisa de informação com sessões dedicadas à MEDLINE, RCAAP, SciELO, B-ON e Scopus; 2) Factor de impacto das revistas científicas: Journal Citation Reports e SciMAGO; 3) Como fazer um resumo científico?; 4) Como estruturar o trabalho científico?; 5) Como fazer uma apresentação oral?; 6) Como evitar o plágio?; 7) Referenciação bibliográfica usando a norma de Vancouver; 8) Utilização de gestores de referências bibliográficas: ZOTERO (primeira abordagem para os estudantes de 1º ano de licenciatura) e a gestão de referências e rede académica de informação com o MENDELEY (direcionado para estudantes finalistas, mestrandos, docentes e investigadores). O projecto foi apresentado à comunidade académica no site da ESTeSL; cada sessão foi divulgada individualmente no site e por email. Em 2015, a divulgação investiu na nova página da Biblioteca (https://estesl.biblio.ipl.pt/), que alojava informações e recursos abordados nas formações. As inscrições eram feitas por email, sem custos associados ou limite mínimo ou máximo de sessões para participar. Resultados – Em 2014 registaram-se 87 inscrições. Constatou-se a presença de, pelo menos, um participante em cada sessão de formação. Em 2015, o total de inscrições foi de 190. Foram reagendadas novas sessões a pedido dos estudantes cujos horários não eram compatíveis com os inicialmente agendados. Foram então organizados dois dias de formação seguida (cerca de 4h em cada dia) com conteúdos selecionados pelos estudantes. Registou-se, nestas sessões, a presença contante de cerca de 30 estudantes em sala. No total, as sessões da literacia da informação contaram com estudantes de licenciatura de todos os anos, estudantes de mestrado, docentes e investigadores (internos e externos à ESTeSL). Conclusões – Constata-se a necessidade de introdução de novos conteúdos no projeto de literacia da informação. O tempo, os conteúdos e o interesse demonstrado por aqueles que dele usufruíram evidenciam que este é um projeto que está a ganhar o seu espaço na comunidade da ESTeSL e que a literacia da informação contribui de forma efetiva para a construção e para a produção de conhecimento no meio académico.
- Contributo científico e artístico do Instituto Politécnico de Lisboa para o acesso aberto: o que temos e o que queremosPublication . Lavado, Ana; Lopes, Anabela Teixeira; Piedade, Fátima; Rodrigues, Lília Ramos; Marques, Luísa Maria Lousã; Antunes, Maria Da Luz; Seguro-de-Carvalho, Paula; Teófilo, RuiMissão do Repositório Científico do IPL: divulgar a produção científica e artística da comunidade académica do Instituto Politécnico de Lisboa, aumentar a visibilidade e o impacto da investigação desenvolvida, assegurar o depósito da memória intelectual e promover o livre acesso à informação. O Repositório contém informação nas áreas da contabilidade e administração, das engenharias, da música, da dança, do teatro e cinema, das ciências da educação, das tecnologias da saúde e ainda das ciências da comunicação. O que queremos? Partilhar, melhorar e inovar a investigação científica e artística produzida pelo IPL, aprovar a política mandatória do IPL, fazer parcerias com grupos de investigação, compatibilizar com diretrizes OpenAire, dar consultoria na gestão da informação, informar sobre investigação científica e artística, promover a mobilidade de bibliotecários e avaliar as possibilidades do Repositório para estudos de caso.
- Retrato da produção científica dos Estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa em ciências da saúde: um estudo bibliométricoPublication . Antunes, Maria Da Luz; Seguro-de-Carvalho, PaulaIntrodução – O presente estudo analisa a produção científica na área da saúde num conjunto de países que têm em comum uma história e uma língua, a portuguesa, mas essencialmente objetivos de desenvolvimento mútuos, baseados na cooperação e amizade. O objetivo do estudo é caracterizar a investigação desenvolvida pelos Estados-membros da CPLP, tendo por base a produção científica realizada na área da saúde e que se encontra indexada nas bases de dados Scopus e Web of Science. Método – A informação recolhida foi organizada e analisada recorrendo a um conjunto de variáveis bibliométricas: i) totais da produção científica; ii) áreas de investigação; iii) tipologia de estudos; iv) revistas selecionadas; v) produtividade dos autores; vi) afiliação institucional dos autores; vii) parcerias internacionais; viii) agências de financiamento; e ix) idioma de publicação. Resultados – Os resultados são de grandeza diversa. A investigação em saúde representa em alguns países metade ou mais da produção científica indexada. Existe uma predominância dos artigos, publicados maioritariamente em revistas de quartil 1, seguidos dos meeting abstract e dos artigos de revisão. A afiliação institucional aponta para o predomínio absoluto das universidades brasileiras na produção científica, bem como universidades e hospitais portugueses. Demonstra-se a proximidade geográfica de cada Estado-membro aquando do estabelecimento de parcerias institucionais. O financiamento da investigação é assegurado por fundações e institutos de ciência de diversos países, pela Comissão Europeia e pelos Ministérios da Saúde. O inglês é o idioma de publicação com mais destaque, logo seguido do português. Discussão – A análise procura demonstrar como a investigação na área da saúde tem sido encarada em cada país em particular, beneficiando a comunidade científica do empenho particular dos investigadores destes países. Estudos locais sobre saúde beneficiam o conhecimento mais aprofundado relativo a populações, intervenções e resultados, sendo possível extrair novo conhecimento científico e novas formas de comparabilidade – impacto diretamente relacionável com a criação de políticas públicas e intervenções mais ajustadas na área da saúde. Conclusões – Este estudo permite a realização de uma imagem gráfica da produção científica dos Estados-membros da CPLP na área da saúde. São desenhadas algumas linhas de atuação para o futuro: uma análise agregadora de áreas científicas e de mais recursos de informação, um observatório de produção científica da CPLP e o convite a mais estudos bibliométricos.
- A internacionalidade de quem não publica em inglêsPublication . Antunes, Maria Da Luz; Seguro-de-Carvalho, PaulaOs investigadores sentem grande pressão em mostrar trabalho e em publicar, em especial, nas últimas décadas. Muito provavelmente esta situação não se alterará, na medida em que os processos de avaliação do trabalho científico e académico, inicialmente muito confinados às ciências naturais, abrangem cada vez mais todas as disciplinas. Desde meados do séc. XX que os resultados da investigação privilegiam a comunicação em formato de artigo científico devido à rapidez e à facilidade de publicação e de recuperação da informação (bases de dados, plataformas científicas, repositórios e, mais recentemente, redes sociais), revolucionando o tradicional ecossistema de comunicação científica. Como nas últimas décadas se desenvolveram novos meios de difusão, também o conceito de internacionalidade das revistas científicas adquiriu outra importância e tem sido usado como um indicador da sua qualidade.
- Promover o acesso aberto com o Open Journal Systems: duas instituições, duas realidadesPublication . Seguro-de-Carvalho, Paula; Teófilo, RuiDevido às alterações tecnológicas que ocorreram nos últimos anos foram introduzidas novas formas de adquirir, armazenar e transmitir a ciência. As instituições de ensino superior que têm revistas científicas procuram divulgá-las e dar-lhes visibilidade. Para o fazer muitas têm recorrido à utilização do Open Journal System (OJS), desenvolvido pelo Public Knowledge Project. Usando este sistema foi possível criar uma plataforma independente para a revista Saúde & Tecnologia, da ESTeSL, e para a revista Da Investigação às Práticas, da ESELx. O objetivo para a implementação do sistema foi facilitar as tarefas dos editores, dar maior visibilidade às revistas e disponibilizá-las em plataformas internacionais. Ambas as Escolas decidiram usar o OJS para a realização desta tarefa e, neste momento, as duas revistas dispõem de um espaço independente onde estão alojados os números já editados. A ESTeSL também disponibiliza a sua revista no Directory of Open Access Journals (DOAJ) e a ESELx na Scientific Electronic Library Online (SciELO) que, por sua vez, assegura o processo de submissão ao DOAJ. As vantagens da adoção desta plataforma são a disponibilização de uma plataforma web acessível a qualquer um dos elementos envolvidos no processo editorial, a qualquer hora e em qualquer lugar.
- O uso de códigos QR nas Bibliotecas: a perspetiva do utilizadorPublication . Seguro-de-Carvalho, PaulaO uso das tecnologias sem fios e de telemóveis tem vindo a aumentar substancialmente nos últimos anos. Vários estudos realizados nos Estados Unidos e no Canadá mostram que o número de adultos que possuiu telemóvel é elevado, com valores entre os 78 a 85%, dos quais 33 a 45% são smartphones. Hoje em dia, os telemóveis já não são apenas uma forma de falar com alguém e passaram a ser um meio para obter informação de forma rápida. Este facto fez com que se verificasse um acentuado desenvolvimento de tecnologias de suporte para estes dispositivos. Objetivo do estudo: avaliar o impacto da introdução dos Códigos QR na Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), quer a nível do serviço quer na perspetiva do utilizador.