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  • Desenvolvimentos iniciais do projeto To-SEAlert: galgamento e inundação em zonas portuárias e costeiras
    Publication . Fortes, Conceição; Reis, Maria Teresa; Santos, João Alfredo; Poseiro, Pedro; CAPITÃO, RUI; Pinheiro, Liliana; Lemos, Rute; Fonseca, Ana; Barateiro, José; Serrazina, Vera; Craveiro, João; Ferreira, José Carlos; Duarte, Cláudio Macedo; Andriolo, Umberto; Taborda, Rui; Silva, Ana; Lara, Javier
    O desenvolvimento de capacidade para prever a agitação marítima ao nível das bacias oceânicas com alguns dias de antecedência estimulou o aparecimento de sistemas informáticos para previsão dos efeitos da agitação marítima em zonas costeiras e portuárias. O HIDRALERTA é um desses sistemas: partindo das características da agitação marítima ao largo e utilizando modelos numéricos para a propagação da agitação marítima estima os parâmetros relevantes da agitação marítima para a avaliação do galgamento e do espraiamento quer em zonas portuárias, quer em zonas costeiras. O projeto de investigação e desenvolvimento To-SEAlert financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e envolvendo o LNEC, a FCiências.ID, a NOVA.ID.FCT e o ISEL pretende melhorar as funcionalidades daquele sistema no que se refere às metodologias de previsão do galgamento e da delimitação da zona inundada, bem como no apoio à resposta a situações de emergência envolvendo aquele fenómeno. Esta comunicação pretende descrever o racional que justifica a existência do projeto, as tarefas em que o mesmo foi dividido e os principais resultados esperados.
  • 3-D scale model study of wave run-up, overtopping and damage in a rubble-mound breakwater subject to oblique extreme wave conditions
    Publication . Santos, João Alfredo; Pedro, Francisco; Coimbra, Mário; Figuero, Andrés; Fortes, Conceição Juana; Sande, José; Körner, Moritz; Lemos, Rute; Bornschein, Antje; Weimper, Julius; van den Bos, Jeroen; Dost, Bastian; Hofland, Bas; Carvalho, Rita F.; Alvarellos, Alberto; Peña, Enrique; Pohl, Reinhard; Kerpen, Nils B.; Reis, Maria Teresa
    A set of scale-model tests carried out to enlarge the range of wave steepness values analysed in run-up, overtopping and armour layer stability studies, focusing on oblique extreme wave conditions and on their effects on a gentler slope breakwater’s trunk armour and roundhead, is presented in this paper. A stretch of a rubble mound breakwater (head and part of the adjoining trunk, with a slope of 1(V):2(H)) was built in a wave basin at the Leibniz University Hannover to assess, under extreme wave conditions (wave steepness of 0.055) with different incident wave angles (from 40º to 90º), the structure behaviour in what concerns wave run-up, wave overtopping and damage progression of the armour layer. Two types of armour elements (rock and Antifer cubes) were tested. Non-intrusive methodologies including a new application of laser scanning technique for the assessment of both armour layer damage and wave run-up and overtopping were used. It is expected that such work will contribute also with data to improve empirical formulas as well as to validate complex numerical model for wave-structure interaction.
  • Rubble mound breakwater damage assessment through stereo photogrammetry in physical scale laboratory tests
    Publication . Lemos, Rute; Santos, João Alfredo; Fortes, Conceição Juana
    Scale-model tests are usually required to evaluate the hydraulic and structural behavior of proposed rubble-mound breakwater designs. In order to speed up and ease the armor layer damage assessment, we developed a technique based on stereo photogrammetry. A key feature of this technique is its ability to compensate for the refraction in the air-water interface, thus producing a survey of the envelope of the armor layer without the need to empty the wave flume or wave basin where the scale model tests are carried out. This article describes this technique and the tests made to establish confidence in it and in the damage evaluation on a breakwater scale model. Results led to an error estimation of only fractions of a centimeter. Los ensayos con modelos físicos a escala reducida son muchas veces necesarios, a fin de evaluar el comportamiento hidráulico y estructural del proyecto propuesto. Con el fin de acelerar y facilitar la evaluación de los daños a la envoltura del manto de rompeolas de la escollera, desarrollamos una técnica basada en la estéreo fotogrametría. La característica principal de esta técnica es su capacidad para compensar la refracción en la superficie entre aire-agua, produciendo así un levantamiento del manto resistente, sin necesidad de vaciar el canal o el tanque de oleaje donde los ensayos con modelos a escala se llevan a cabo. En este artículo se describe esta técnica y las pruebas realizadas para establecer una confianza en la evaluación de los daños con un modelo del rompeolas a escala reducida. El error resultó ser en fracciones de centímetro.
  • Projeto To-SEAlert. Desenvolvimentos recentes
    Publication . Zózimo, Ana Catarina; Fortes, Conceição; Santos, João Alfredo; Pinheiro, Liliana; Lemos, Rute; CAPITÃO, RUI; Fonseca, Ana; Roque, D.; Taborda, Rui; Silva, Ana; Serrazina, Vera; Craveiro; Reis, Maria Teresa; Andriolo, Umberto; Ferreira, José Carlos; Jóia Santos, C.
    O projeto To-SEAlert tem como objetivo a inclusão de um conjunto de ferramentas/metodologias de modo a tornar o sistema HIDRALERTA (Poseiro, 2019, Fortes et al., 2020, Pinheiro et al., 2020) mais eficiente, fiável e robusto. Essas ferramentas incluem o uso de imagens de satélite e de vídeo, de modelação numérica e física, métodos quantitativos e probabilísticos para a avaliação do risco e planeamento de emergência, para melhorar a eficiência e a confiança no sistema, bem como proporcionar a sua validação. Este projeto tem como objetivo principal a implementação de um sistema que seja capaz de apoiar as autoridades responsáveis na monitorização, prevenção e gestão de situações de emergência. Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido recentemente nas diferentes tarefas do projeto, entre o qual se pode destacar o desenvolvimento do protótipo do sistema para a zona costeira da Costa da Caparica, a validação do protótipo do porto da Ericeira com recurso a imagens de vídeo-monitorização, o teste de modelos numéricos para o cálculo do galgamento, e a implementação de metodologias de avaliação quantitativa das consequências do risco.