Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Raminhas Carapinha, Maria João

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Envelhecimento ativo e saúde dos idosos de Loures: uma perspetiva multidisciplinar
    Publication . Pedro, Luisa; Clérigo, Anália; Almeida, Ana; Monteiro, Ana; Lança, Carla; Ladeira, Carina; Marques, Carina; Matos, José Pedro; Raminhas Carapinha, Maria João; Cebola, Marisa; Ribeiro, Margarida; Mateus, Vanessa
    A OMS define o envelhecimento ativo como o processo de otimizar as oportunidades de saúde, de participação na sociedade e de segurança a fim de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas vão envelhecendo. O envelhecimento ativo permite que as pessoas realizem o seu potencial, nas várias vertentes da sua vida. A doença crónica é um dos fatores que fragilizam este processo nesse sentido, a promoção do envelhecimento ativo exige uma abordagem multidimensional e multidisciplinar que permita aos individuo idoso, um envelhecimento com uma maior qualidade de vida. Objetivo do estudo: caracterizar e avaliar aspetos da saúde, no envelhecimento da população idosa do concelho de Loures.
  • A saúde da visão no idoso institucionalizado: identificação de necessidades em saúde pública
    Publication . Lança, Carla; Costa-Veiga, Ana; Raminhas Carapinha, Maria João; Nunes, Carla
    O envelhecimento acarreta diversas alterações fisiológicas da função visual e um aumento da prevalência de patologias oculares, constituindo um problema de saúde pública. As perdas de visão no idoso podem progredir para estadios de cegueira com implicações ao nível da sua qualidade de vida. Cerca de metade dos casos de perda de visão são corrigíveis e cerca de ¼ são preveníveis. No contacto com o médico de família os idosos podem não reportar informação relacionada com queixas do foro visual, uma vez que podem estar mais focados noutros sintomas. Por outro lado, os sintomas podem-se manifestar numa fase inicial de forma ligeira ou com progressão lenta e por conseguinte não serem perceptíveis ou reconhecíveis. Pretende-se, em idosos institucionalizados: classificar os níveis de perda de visão com base nas medições da acuidade visual efetuadas com correcção óptica habitual (óculos que usa); identificar a periodicidade da avaliação oftalmológica; identificar factores de risco que contribuem para uma alteração do exame visual.
  • A saúde da visão no idoso institucionalizado: identificação de necessidades em saúde pública
    Publication . Lança, Carla; Costa-Veiga, Ana; Raminhas Carapinha, Maria João; Nunes, Carla
    Objectivo geral: caracterizar a saúde da visão nos idosos institucionalizados. Objectivos específicos: 1. Classificar os níveis de perda de visão nos idosos institucionalizados, com base nas medições da acuidade visual efectuadas com correcção óptica habitual(óculos que usa); 2. Identificar a periodicidade da avaliação oftalmológica nos idosos institucionalizados; 3. Identificar factores de risco que contribuem para uma alteração do exame visual nos idosos institucionalizados.