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  • A conexão entre Arquitetura e a Dança como uma práxis criativa no ensino da Dança
    Publication . Marques, Ana Silva; Mesquita, Andrea
    Entendemos que a conexão entre a Arquitetura e a Dança pode permitir reconhecer que atributos provenientes de áreas distintas, no âmbito do conhecimento artístico, viabilizam alargar diversas capacidades e experiências de interseção, onde a dimensão criativa e conceção de objetos artísticos são uma possibilidade. Neste sentido, e através da realização de um Estágio desenvolvido no Ano Letivo de 2014/2015, no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança a práxis adotada teve como foco de estudo o desenvolvimento do processo criativo dos alunos de uma Escola Profissional de Dança na realização e concretização das suas tarefas exploratórias e produtos coreográficos e na articulação que se estabeleceu entre as duas áreas supramencionadas. Neste estágio, partiu-se de uma pesquisa e reflexão dos principais conceitos envolvidos e que sustentaram os seus objetivos. Foi traçado um conjunto de estratégias metodológicas/pedagógicas assentes na articulação das duas áreas de conhecimento e de produção artística, em que se considerou que os conceitos da Arquitetura são estímulos propícios à criação e materialização de movimento de um processo de Composição Coreográfica e consequentemente de um Produto Artístico de Dança. O estágio fundamentou-se numa abordagem qualitativa e sustentou-se nas premissas da investigação-ação, através da conceção e aplicação dos seguintes instrumentos: observação indireta e direta; grelhas de observação e de avaliação (fim aberto, semiaberto e fechado); diário de bordo; registo audiovisual. Com estes instrumentos procedeu-se, de forma sistematizada, à recolha e tratamento dos dados, o que implicou uma constante reflexão e subsequente ação. Desta forma, foi possível determinar a metodologia assente na conexão de duas áreas de produção artística, aplicada no âmbito da disciplina de Formação em Contexto de Trabalho, em que se pretendeu compreender o contributo das mesmas no processo de ensino-aprendizagem e consequente desenvolvimento do processo criativo e nos produtos coregráficos dos alunos. Tal como previsto, com o trabalho desenvolvido, foi consolidada e apresentada ao público uma obra de criação artística intitulada ―Atmosferas, Ambiências Arquitetónicas‖.