Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Uma possibilidade interdisciplinar entre a Dança e a Matemática
    Publication . Marques, Ana Silva; Costa, Ana Margarida
    A Dança, com a sua abordagem Universal poderá ser uma mais-valia como atividade artística para colmatar dificuldades de uma determinada área escolar. Tal como afirma Gardner, quando se refere aos diversos tipos de inteligência, o contributo da Dança pode auxiliar a ultrapassar dificuldades numa outra área em prol da obtenção de novas aprendizagens. Ou seja, a inteligência corporal/cinestésica evidenciada nesta área artística poderá estar na base da estratégia de ensino para outras áreas do conhecimento em que se prevê, por exemplo, um raciocínio lógico/matemático. Assim, e com base na intervenção pedagógica de um Estágio concretizado no Ensino Especializado de Dança, no ano letivo de 2014/2015, e em consonância com o curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, foi possível desenvolver uma interdisciplinaridade educativa, respeitando os conteúdos da disciplina de Expressão Criativa, como parte integrante do plano de estudos das disciplinas de formação vocacional em dança com os conteúdos da disciplina de Matemática, como parte integrante das metas curriculares e áreas disciplinares do ensino básico geral. A abordagem da Matemática foi decidida após ter-se constatado que nesta área disciplinar os alunos apresentavam maior dificuldade, a taxa de sucesso era inferior em comparação às outras disciplinas de ensino regular e os alunos demonstravam menor interesse na aprendizagem. Desta forma, a intervenção pedagógica teve como base uma metodologia que abordava os conteúdos e objetivos da Expressão Criativa com estímulos da disciplina de Matemática de forma a consolidar os seus conteúdos possibilitando que os alunos experienciassem uma abordagem prática a partir da utilização do corpo e exploração de movimento que fosse para além da transmissão convencional da matéria de ensino. As aulas de Dança foram desenvolvidas de acordo com a conexão dos conteúdos da disciplina de Matemática e da disciplina de Expressão Criativa e o ano letivo culminou com a apresentação final de uma coreografia intitulada Dançando a Matemática‖.