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  • Navegar por redes nunca antes navegadas: motivações e engagement dos seniores ibéricos
    Publication . Miranda, Sandra; Antunes, Ana Cristina; Gama, Ana; Di Fátima, Branco; Machado, Ana Teresa
    A sociedade ocidental contemporânea é caracterizada pelo envelhecimento demográfico, pelo empoderamento do consumidor sénior (65+) e pela popularização das tecnologias digitais, sobretudo da internet e dos media sociais. Porém, o conhecimento científico sobre a relação dos seniores com as plataformas digitais ainda apresenta numerosas lacunas, principalmente na Península Ibérica - uma das regiões mais envelhecidas do planeta. Este artigo problematiza essa relação, em Portugal e Espanha, escrutinando os motivos de adesão e permanência dos mais velhos nos media sociais, aferindo quais as páginas das marcas (na rede social Facebook) que os seniores mais visitam e interagem e, descortinando o papel das fanpages das marcas no processo de tomada de decisão de consumo. A investigação, de cariz exploratório, seguiu uma metodologia mista. Os dados qualitativos foram obtidos a partir de cinco Focus Group (FG) realizados nos dois países em estudo. Já os dados quantitativos foram extraídos do Facebook Audience Insights, a partir de uma amostra oficialmente representativa dos seniores na região. Os resultados mostram evidentes sinais de “fractura digital” com os seniores a configurarem apenas 17,8% (10% PT e 7,8% ES) dos perfis activos na Península Ibérica, destacando se uma maior presença das mulheres. Os portugueses tendem a gostar, comentar e partilhar conteúdos com mais frequência do que os espanhóis. No que se prende com os motivos de adesão e permanência na rede social, verifica-se unanimidade ibérica na indicação do incentivo dos familiares próximos, tal como na constatação de que se trata de um espaço potenciador do reforço e multiplicação dos laços sociais. A procura e o envolvimento com as páginas de marcas comerciais serve, sobretudo, como ferramenta de apoio e redução da incerteza no processo de tomada de decisão de compra on e offline.
  • Can Facebook Support Senior's Consumer Decision Process?: A qualitative study
    Publication . Antunes, Ana Cristina; Gama, Ana; Miranda, Sandra
    The Iberian Peninsula is experiencing a context of generalized demographic aging combined with the progressive adherence of elderly to ICT and social media. However, as organizations acknowledge seniors as an increasingly attractive digital market segment due to their economic power, free time and their high longevity, there remains a paucity of studies that focus on the online shopping behavior of the elderly consumers. Using a qualitative methodology, which involved 5 focus groups and 45 Portuguese and Spanish elderly, the present research has the main objectives to understand how seniors behave throughout the online purchase decision making process and to examine the role and relevance that the elderly attribute to the brands in social media. The results suggest a widespread resistance of the Iberian Peninsula seniors to make online purchases, although some of the Portuguese seniors do it in low-involvement purchases and more regularly than the Spanish ones. Seniors’ digital involvement with brand webpages serves to support their purchase decision-making process, from information search about characteristics, features or products’ prices of the product they intend to purchase, but also for the evaluation of alternatives, based on the opinions of other internet users until the purchase decision and post-purchase. Their information search frequency in the Facebook pages of the brands is variable and their perception about these pages is negative, due to the presence of advertising, to brand pressure but also to their contents (photographs and products descriptions) presented on those pages.