Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Cartographies of the creative process: Use of mind mapping in contexts of artistic educationPublication . Pereira, Teresa Matos; Arez, Abel; Vieira, NatáliaThis text approaches the use of mind maps as an integrated instrument in creative processes undertaken in two artistic education contexts with different characteristics: the Arts and Technologies Workshop III course of the degree in Visual Arts and Technologies and the Arts and Physical Education course in the Master in Teaching in the 1 st Cycle of Basic Education and in the 2nd Cycle of Basic Education (in both the variants of Portuguese, History and Geography of Portugal or Maths and Sciences). Developed processes, results, and associated assessment are presented.
- ParticipART – “Amanhã temos bom dia”. Projeto artístico de intervenção comunitáriaPublication . Arez, Abel; G Dias, Alfredo; Matos, Joana; Sá, Kátia; Vieira, Natália; Pereira, Teresa MatosO texto apresenta o processo de trabalho realizado no âmbito do projeto ParticipART – Criação, Comunidade e Desenvolvimento, cujo contexto de intervenção foi o centro histórico do Seixal e teve como parceira a Associação Cultural L1B. A intervenção incidiu na investigação sobre a memória dos espaços, do trabalho e das vivências da comunidade local e contou com a participação de estudantes e diplomados do curso de Artes Visuais e Tecnologias (AVT) e Mediação Artística e Cultural (MAC), da Escola Superior de Educação (ESELx) do Instituto Politécnico de Lisboa Através das práticas associadas à Street Art ou Community-Based Art foram propostas abordagens no âmbito das artes visuais e das artes performativas (música e teatro) a problemáticas locais que envolvem a transmissão da memória coletiva dos lugares ou do trabalho operário, tendo em conta a partilha de saberes sociais, criativos, técnicos, artísticos, bem como a expressão de intersubjetividades. Neste sentido, foram desenvolvidas as ligações entre a problemática da memória do trabalho industrial a deslocação das zonas rurais para os espaços urbanos e a construção coletiva das identidades ligadas aos lugares. O processo de trabalho articulou-se ainda com o projeto “Becos e Esquinas”, proposto pela associação L1B e envolveu a realização de um espetáculo multidisciplinar intitulado “Amanhã temos bom dia” e intervenções artísticas em espaço urbano.
- Cartografias do processo criativo: Utilização de mind mapping em contextos de educação artísticaPublication . Pereira, Teresa Matos; Arez, Abel; Vieira, NatáliaEste texto aborda a utilização de mind maps enquanto instrumento integrado em processos criativos realizados em dois contextos de educação artística de características diferentes: as Unidades Curriculares de Oficina de Artes e Tecnologias III da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias e Artes e Educação Física dos Mestrados em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (nas variantes de Português, História e Geografia de Portugal ou Matemática e Ciências Naturais). São apresentados os processos desenvolvidos, resultados e respetiva avaliação.