Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • A leitura funcional como processo de promoção da autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual
    Publication . Gomes, Luisa; Madureira, Isabel
    No presente estudo procurou-se compreender como se processa o ensino-aprendizagem de alunos com Perturbação de Desenvolvimento Intelectual (PDI), em particular conhecer as conceções e as práticas pedagógicas que os docentes desenvolvem, no sentido de promover competências leitoras e de autonomia facilitadoras da integração na vida ativa. Enquadrando-se num paradigma interpretativo, o estudo de caso realizado privilegiou como técnicas de recolha de dados a pesquisa documental e a realização de entrevistas e de observações naturalistas. Em termos gerais, os resultados mais significativos sublinham a importância do professor de educação especial (PEE) na intervenção e inclusão de alunos com PDI, a necessidade de maior colaboração entre docentes e técnicos e a relação evidente entre a leitura funcional e o desenvolvimento da autonomia pessoal e social.