Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- (Con)fundirPublication . Cruz, Miguel; Jürgens, Stephan; Araújo, Ana Isa; Carvalho, André; Alegria, Gonçalo; Espada, JoséOs alunos da pós-graduação em Media & Performance: Laboratório de Tecnologia Criativa, apresentam no final deste ano, no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, uma instalação onde trabalharam e desenvolveram laboratorialmente relações entre a performance e as várias disciplinas que frequentaram ao longo do curso. Esta pós-graduação inscreve-se no contexto contemporâneo de aproximação recíproca entre as artes cénicas e da performance e várias disciplinas tecnológicas e artísticas. Apesar de ancorada no ecossistema teatral/performático, esta pós-graduação pretende acompanhar e promover novos modos de conceber o dispositivo cénico por 3 vias: Apreensão de um conjunto abrangente de ferramentas tecnológicas; Experimentação artística laboratorial; Diálogo com criativos e pensadores que desenvolvem o seu trabalho em áreas afins (tecnológicas, ou artísticas, ou ambas). Pretende, desta forma, acompanhar algumas tendências reconhecíveis na contemporaneidade, entre as quais: tendência para a desmaterialização (e consequente virtualização) cénica; virtualização do actor/performer e a integração de vários media não hierarquizados.
- McCandlesss: uma teoria da iluminação modernaPublication . Cruz, MiguelMcCandless apresenta, nos anos 30 do século XX, um método de iluminação cénica, que durante muitas décadas se manteve como o único estudo sistemático neste campo; a sua influência ainda se faz sentir na contemporaneidade, apesar de todas as evoluções tecnológicas.
- A iluminação cénica em Portugal na segunda metade da século XXPublication . Cruz, Miguel; Vasques, EugéniaA figura do iluminador (lighting designer) surge nesta dissertação como ponto de partida para um esboço de estudo acerca do autor do desenho de luz no espectáculo teatral em Portugal. Baseámo-nos num dos mais conceituados iluminadores (lighting designer) portugueses, Orlando Worm, para pesquisarmos o que o próprio trouxe aos novos designers de luz que continuam a percorrer um longo e, por vezes, solitário caminho nesta arte criativa. Considerámos para tal tecnologias criadas entre as décadas de 30 a 70 por alguns dos maiores nomes ligados à matéria: Stanley McCandless, Frederick Bentham, Richard Pilbrow e Francis Reid. Estes autores servem-nos como ponto de partida para depois indagarmos se a partir da década de 80 se utiliza algum destes métodos. Ao reflectir acerca destas tecnologias e da própria experiência de Orlando Worm, pretende-se concluir que o trabalho de desenho de luz é, de facto, um trabalho criativo e artístico, na medida em que a figura do iluminador (lighting designer) tem, ou deve ter, um contributo activo no processo teatral.
- Data | BodyPublication . Cruz, Miguel; Jürgens, StephanOs alunos do ramo de Produção da Licenciatura em Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema apresentam todos os anos projetos nos quais desenvolvem objetos artísticos enquadrados nas unidades curriculares de Técnicas Teatrais e Técnicas de Palco. Ocupando o auditório da Biblioteca de Marvila, e sob a direção dos professores Miguel Cruz e Stephan Jürgens, os alunos do 2º ano, apresentaram a performance-instalação "DATA BODY" inserida na edição de 2024 do ciclo "Espetáculo Sem Atores", na qual convidaram o público a entrar num mundo dominado por plataformas digitais, através de um trabalho de pesquisa com diferentes objetos que incitam à interatividade e sugerem atos performativos. A performance-instalação conta com um conjunto de seis momentos onde se explora a tecnologia através dos programas Isadora, Touch Designer e Reaper, com o consentimento inconsciente de dados do corpo. Os projetos desenvolvidos pretendem aprofundar as matérias relacionadas com a iluminação, som e vídeo, aliando as competências técnicas e artísticas adquiridas ao longo da formação na ESTC.