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  • (Con)fundir
    Publication . Cruz, Miguel; Jürgens, Stephan; Araújo, Ana Isa; Carvalho, André; Alegria, Gonçalo; Espada, José
    Os alunos da pós-graduação em Media & Performance: Laboratório de Tecnologia Criativa, apresentam no final deste ano, no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, uma instalação onde trabalharam e desenvolveram laboratorialmente relações entre a performance e as várias disciplinas que frequentaram ao longo do curso. Esta pós-graduação inscreve-se no contexto contemporâneo de aproximação recíproca entre as artes cénicas e da performance e várias disciplinas tecnológicas e artísticas. Apesar de ancorada no ecossistema teatral/performático, esta pós-graduação pretende acompanhar e promover novos modos de conceber o dispositivo cénico por 3 vias: Apreensão de um conjunto abrangente de ferramentas tecnológicas; Experimentação artística laboratorial; Diálogo com criativos e pensadores que desenvolvem o seu trabalho em áreas afins (tecnológicas, ou artísticas, ou ambas). Pretende, desta forma, acompanhar algumas tendências reconhecíveis na contemporaneidade, entre as quais: tendência para a desmaterialização (e consequente virtualização) cénica; virtualização do actor/performer e a integração de vários media não hierarquizados.
  • McCandlesss: uma teoria da iluminação moderna
    Publication . Cruz, Miguel
    McCandless apresenta, nos anos 30 do século XX, um método de iluminação cénica, que durante muitas décadas se manteve como o único estudo sistemático neste campo; a sua influência ainda se faz sentir na contemporaneidade, apesar de todas as evoluções tecnológicas.
  • A iluminação cénica em Portugal na segunda metade da século XX
    Publication . Cruz, Miguel; Vasques, Eugénia
    A figura do iluminador (lighting designer) surge nesta dissertação como ponto de partida para um esboço de estudo acerca do autor do desenho de luz no espectáculo teatral em Portugal. Baseámo-nos num dos mais conceituados iluminadores (lighting designer) portugueses, Orlando Worm, para pesquisarmos o que o próprio trouxe aos novos designers de luz que continuam a percorrer um longo e, por vezes, solitário caminho nesta arte criativa. Considerámos para tal tecnologias criadas entre as décadas de 30 a 70 por alguns dos maiores nomes ligados à matéria: Stanley McCandless, Frederick Bentham, Richard Pilbrow e Francis Reid. Estes autores servem-nos como ponto de partida para depois indagarmos se a partir da década de 80 se utiliza algum destes métodos. Ao reflectir acerca destas tecnologias e da própria experiência de Orlando Worm, pretende-se concluir que o trabalho de desenho de luz é, de facto, um trabalho criativo e artístico, na medida em que a figura do iluminador (lighting designer) tem, ou deve ter, um contributo activo no processo teatral.
  • Data | Body
    Publication . Cruz, Miguel; Jürgens, Stephan
    Os alunos do ramo de Produção da Licenciatura em Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema apresentam todos os anos projetos nos quais desenvolvem objetos artísticos enquadrados nas unidades curriculares de Técnicas Teatrais e Técnicas de Palco. Ocupando o auditório da Biblioteca de Marvila, e sob a direção dos professores Miguel Cruz e Stephan Jürgens, os alunos do 2º ano, apresentaram a performance-instalação "DATA BODY" inserida na edição de 2024 do ciclo "Espetáculo Sem Atores", na qual convidaram o público a entrar num mundo dominado por plataformas digitais, através de um trabalho de pesquisa com diferentes objetos que incitam à interatividade e sugerem atos performativos. A performance-instalação conta com um conjunto de seis momentos onde se explora a tecnologia através dos programas Isadora, Touch Designer e Reaper, com o consentimento inconsciente de dados do corpo. Os projetos desenvolvidos pretendem aprofundar as matérias relacionadas com a iluminação, som e vídeo, aliando as competências técnicas e artísticas adquiridas ao longo da formação na ESTC.