Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Um museu para ler a paisagemPublication . Abreu, João; Pina, Helena Figueiredo; Centeno, Maria João; Reis, MatildeEm 2000, foi aprovada pelo Conselho da Europa a Convenção Europeia da Paisagem, assinada por vários países, incluindo Portugal. O reconhecimento da paisagem como património natural e cultural, que exprime a diversidade europeia, requer o aumento da sensibilização das comunidades para o valor intrínseco da paisagem, para a dinâmica e papel desempenhados pelos seus vários atores e para a problemática relacionada com as questões da saúde da paisagem. O desenvolvimento económico, a sustentabilidade eficiente e o crescimento social e territorial inclusivo pressupõem uma transformação cultural baseada no conhecimento e na inovação com reforço da articulação de sinergias. Portugal apresenta um défice acentuado no que respeita à noção cultural de saúde da paisagem. Para colmatar esta lacuna, é essencial o incremento da literacia social em relação a esta questão, da sensibilização para a importância do equilíbrio entre os diversos ecossistemas envolvidos, para o desenvolvimento de capacidade crítica e para a capacidade de criação progressiva de habitats saudáveis e sustentáveis para as gerações futuras.
- A mediação museológica como eixo de valorização, proteção e construção de paisagens sustentáveis: o projeto “Museu da Paisagem”Publication . Pina, Helena Figueiredo; Abreu, João; Cavaleiro Rodrigues, José; Centeno, Maria João; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira de; Rodrigues, Ricardo PereiraA importância das paisagens sustentáveis tem sido palco de ampla discussão nas últimas décadas. Esta comunicação propõe-se apresentar o projeto de I&D “Narrativas e experiência do lugar: bases para um Museu da Paisagem”. Complexa na sua rede de narrativas, a paisagem engloba tanto o que é material como o imaterial: o ambiente natural ligado à terra e ao território, o ambiente edificado e o entorno social vivenciado e culturalmente construído. Impossível de encerrar entre paredes, essa paisagem global é transbordante, não se imobiliza pois é viva e dinâmica e, na sua transformação, é incessante. Na busca de uma desejada relação equilibrada e harmoniosa entre o ambiente e os seus contextos social e económico visa-se o alcance do bem-estar individual e social e a promoção da qualidade de vida das populações. Para o exercício de cidadania consciente é fundamental, antes de mais, o incremento da literacia sobre a paisagem. O Museu da Paisagem que agora se ensaia surge, assim, como eixo de valorização, proteção e construção de paisagens saudáveis sendo baseado na experiência dos lugares, na interação e no diálogo com a comunidade através de uma plataforma museológica digital em que o design funciona como elemento materializante que reúne, expressa e comunica.
- One more story: um projeto de comunicação para a valorização da cultura imaterial dos territóriosPublication . Pina, Helena Figueiredo; Simões-Ferreira, Isabel; Abreu, João; Cavaleiro Rodrigues, José; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira de; Rezola, Maria Inácia; Centeno, Maria João; Rodrigues, Ricardo Pereira; Neves, Rúben de AlmeidaDesde 2016, está a ser desenvolvida, por uma equipa multidisciplinar sediada em Lisboa na Escola Superior de Comunicação Social, uma plataforma de mediação digital denominada “Museu da Paisagem”, que se configura como uma solução artística e cultural para a valorização dos territórios. Uma das etapas de concretização da plataforma passa pelo desenvolvimento de uma aplicação de conteúdos multimédia para dispositivos móveis em que se colocam as tecnologias de informação e comunicação ao serviço da inovação na intervenção nos territórios. A partir da construção de histórias e narrativas potencia-se a experiência do lugar.
- One more story: a media project to add value to the intangible culture of territoriesPublication . Pina, Helena Figueiredo; Centeno, Maria João; Abreu, João; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira de; Rodrigues, Ricardo Pereira; Rezola, Maria Inácia; Simões-Ferreira, Isabel; Cavaleiro Rodrigues, José; Neves, Rúben de AlmeidaABSTRACT: This article aims to provide knowledge of a project that by using construction of stories and narratives enhances the experience of a place. Since 2016, a multidisciplinary team based at the School of Communication and Media Studies of the Lisbon Polytechnic has been developing a digital mediation platform called «Landscape Museum» that is configured as an artistic and cultural solution to increase the value of territories. One of the stages to produce the platform involves developing an application (app) with multimedia content for mobile devices in which information and communication technologies are used as an innovative means to intervene in territories. One More Story is the project responsible for producing multimedia content for this application. It has been developed by cataloguing and documenting «landscape points» together with a written and audiovisual record of them. The first phase consisted of creating written, photographic, audio and video contents about the selected places. This content then provides the user with information relevant to a reading of the landscape, highlighting elements of its ‘narrative’. The aim is to provide support for the visit and reading of sites with landscape value, crossing information about the landscape, its location and the user’s own experience. The content that has been produced so far will also be used in other types of format, thereby allowing different narratives and different languages that are complementary. These can enable interlinking and symbiosis between digital and analogue environments in a transmedia communication system.