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  • Medidas de tendência central de um conjunto de dados: conhecimento e desempenho de futuros professores dos primeiros anos
    Publication . Machado, Ricardo; Caseiro, Ana
    Numa sociedade cada vez mais exigente torna-se essencial que os cidadãos desenvolvam capacidades e competências que lhes permitam, entre outras situações, serem capazes de interpretar e analisar informação que lhes chega através de diversas fontes de informação. Neste sentido, o ensino e aprendizagem da Matemática, em particular da Estatística, configura experiências de aprendizagens fundamentais ao desenvolvimento de uma literacia matemática (e estatística) adequada. Esta investigação tem como objetivo aceder ao conhecimento estatístico de futuros professores dos primeiros anos e perceber quais as suas dificuldades e eventuais lacunas na aprendizagem estatística. Assumimos um paradigma interpretativo e desenvolvemos uma investigação-ação. Os participantes foram os estudantes do 2.º ano do curso da Licenciatura em Educação Básica, que frequentavam a unidade curricular Análise de Dados. Os dados foram recolhidos por meio de um instrumento de avaliação do conhecimento estatístico (aplicado no início e final da unidade curricular), observação participante, conversas informais e protocolos dos estudantes. A análise dos desempenhos dos estudantes no instrumento de avaliação do conhecimento estatístico permitiu aceder e identificar as lacunas no conhecimento dos futuros professores relativamente a medidas de tendência central de um conjunto de dados e adaptar as práticas de sala de aula, por forma a (re)construir os conhecimentos estatísticos, atribuindo-lhes significado para os estudantes e futuros professores.
  • Conhecimento dos professores de 1º ciclo sobre educação estatística
    Publication . Caseiro, Ana; Monteiro, Cecília
    O presente estudo pretende contribuir para uma maior compreensão do conhecimento dos professores de 1º ciclo sobre educação estatística. Com este propósito foram formuladas as seguintes questões orientadoras da investigação: a) Que conhecimento estocástico é mobilizado pelos professores de 1º ciclo em tarefas de OTD?; a1) Que conhecimento comum (matemático e não matemático) deste conteúdo evidenciam os professores?; a2) Que conhecimento especializado (matemático e não matemático) deste conteúdo evidenciam os professores?; b) Que conhecimento pedagógico no ensino da OTD (do conteúdo e dos alunos e do conteúdo e do ensino) é mobilizado pelos professores de 1º ciclo em tarefas de OTD? A metodologia seguida neste estudo é de natureza qualitativa de cunho essencialmente interpretativo. A recolha de dados foi realizada inicialmente através de um questionário aplicado a 56 professores, seguido de um estudo mais aprofundado com três professores a leccionar turmas de 4º ano de escolaridade. A recolha de dados, com esses professores, foi realizada através de duas entrevistas semi-estruturadas e da observação não participante a cinco aulas de cada um. A análise dos dados foi realizada, sobretudo, através de um quadro de análise desenvolvido com base em estudos identificados na literatura, onde foram relacionadas componentes do conhecimento do professor com sub-dimensões do conhecimento estatístico. Através da análise dos dados recolhidos com este estudo foi possível verificar que os professores de 1º ciclo demonstram dificuldades em responder correctamente a problemas de OTD do programa do 1º ciclo, embora evidenciem consciência acerca das suas próprias dificuldades nesse tema. Os resultados do estudo também revelam que os professores evidenciam um conhecimento estatístico limitado no âmbito das seis dimensões do trabalho estatístico analisadas neste estudo (“Formulação de questões”, “Recolha de dados”, “Análise de dados”, “Necessidade dos dados”, “Transnumeração” e “Integração da estatística e do contexto”), sendo que as maiores dificuldades foram observadas em termos do conhecimento pedagógico do conteúdo e dos alunos, conhecimento matemático especializado e conhecimento não matemático comum, embora tenham sido detectadas fragilidades em todo o conhecimento estatístico dos mesmos. Com este estudo conclui-se que os professores de 1º ciclo demonstram não possuir conhecimentos necessários para leccionar OTD ao nível do 1º ciclo do ensino básico de acordo com as actuais orientações curriculares de Matemática (programa de Matemática de 2007).
  • Conhecimento dos professores de 1.º ciclo sobre educação estatística
    Publication . Caseiro, Ana; Monteiro, Cecília
    Este artigo baseia-se numa dissertação de mestrado1 que procurou contribuir para uma maior compreensão do conhecimento dos professores de 1.º ciclo sobre educação estatística. A metodologia seguida foi de natureza qualitativa de cunho interpretativo, tendo sido a recolha de dados iniciada através de um questionário aplicado a 56 professores, seguido de um estudo mais aprofundado com três professores a lecionar turmas de 4.º ano de escolaridade, aos quais foram realizadas, individualmente, duas entrevistas semi-estruturadas e observadas cinco aulas. A análise dos dados foi realizada, sobretudo, através de um quadro de análise desenvolvido com base em estudos identificados na literatura, onde foram relacionadas componentes do conhecimento do professor com sub-dimensões do conhecimento estatístico. Os resultados do estudo revelam que os professores envolvidos neste estudo evidenciam um conhecimento estatístico limitado no âmbito das seis dimensões do trabalho estatístico analisadas neste estudo, demonstrando não possuir conhecimentos necessários para lecionar OTD nesse nível de ensino de acordo com as atuais orientações curriculares de Matemática.