Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
412.67 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo baseia-se numa dissertação de mestrado1 que procurou contribuir para uma maior
compreensão do conhecimento dos professores de 1.º ciclo sobre educação estatística.
A metodologia seguida foi de natureza qualitativa de cunho interpretativo, tendo sido a
recolha de dados iniciada através de um questionário aplicado a 56 professores, seguido de
um estudo mais aprofundado com três professores a lecionar turmas de 4.º ano de
escolaridade, aos quais foram realizadas, individualmente, duas entrevistas semi-estruturadas e
observadas cinco aulas. A análise dos dados foi realizada, sobretudo, através de um quadro de
análise desenvolvido com base em estudos identificados na literatura, onde foram relacionadas
componentes do conhecimento do professor com sub-dimensões do conhecimento
estatístico.
Os resultados do estudo revelam que os professores envolvidos neste estudo evidenciam um
conhecimento estatístico limitado no âmbito das seis dimensões do trabalho estatístico
analisadas neste estudo, demonstrando não possuir conhecimentos necessários para lecionar
OTD nesse nível de ensino de acordo com as atuais orientações curriculares de Matemática.
Description
Keywords
Conhecimento estatístico Conhecimento pedagógico Educação estatística Estatística Organização e tratamento de dados 1.º ciclo do ensino básico