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- Integração curricular de matemática e ciências naturais na abordagem de problemas de saúde ambiental na formação para a docênciaPublication . Rodrigues, Margarida; Caseiro, Ana; Silva, Maria João; Almeida, António; Loução, Alexandra; Monteiro, SaraNeste capítulo, começa-se por discutir a pertinência em trabalhar o currículo de forma integrada como meio de dar sentido às aprendizagens realizadas, de um modo coerente e contextualizado. A Matemática e as Ciências Naturais surgem como duas áreas disciplinares com fortes possibilidades de integração quando os seus conceitos são mobilizados no desenvolvimento de projetos que visem a diagnose e a proposta de intervenções de resolução de problemas de saúde ambiental. A utilização de sensores no desenvolvimento desses projetos assume um papel relevante ao permitir a recolha de dados e a sua representação. No capítulo, são apresentadas cinco atividades práticas (em contexto de formação inicial de docentes), visando identificar a forma como os conteúdos de Matemática e Ciências Naturais foram mobilizados numa abordagem curricular integrada, centrada no estudo de um dado problema de saúde ambiental. Quatro das atividades visaram a exploração e caracterização dos espaços interior e exterior da Escola Superior de Educação de Lisboa e do ambiente do Jardim Botânico da Ajuda, relativamente ao nível sonoro e concentração de dióxido de carbono, bem como a relação entre o ritmo cardíaco e as condições ambientais. Uma outra atividade envolveu alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico e, tendo sido desenvolvida em contexto da Prática de Ensino Supervisionada II, teve como objetivo estudar o conforto térmico da escola, em diferentes espaços. Foi possível verificar a ligação das aprendizagens em Matemática e nas Ciências Naturais à vida real, com recurso à utilização de sensores em atividades autênticas de pesquisa, com um forte enfoque na procura de soluções para os problemas de saúde ambiental identificados.