Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Para uma educação por vir
    Publication . Almeida, Tiago; Ó, Jorge Ramos do
    Ao aceitar o convite para produzir um texto que fizesse parte deste livro, ficámos face a um desafio duplo. Por um lado, escrever sobre algo que se relacionasse com o Mestrado em Educação Artística da Escola Superior de Educação de Lisboa e, por outro, que permitisse conciliar duas mãos na tecedura do texto. Na tentativa de responder a estes dois desafios propusemo-nos pensar o que seria uma educação por vir que, por oposição a uma que instala um grande dispositivo de censura no interior da alma infantil, assumisse um lugar de devir.
  • An indigenous foreigner in Portugal: John Dewey`s latente prsence in the early 20th century works of the new school quartet
    Publication . Ó, Jorge Ramos do; Vallera, Tomás; Almeida, Tiago; Henriques, António; Paz, Ana Luísa
    There are few, if any, other educational philosophers that have left their mark internationally as John Dewey has. Author of 40 books and no less than 700 articles that appeared in over 140 journals, Dewey’s work has been translated into at least 35 languages. His landmark Democracy and Education – published over a century ago in 1916 – is one of the most cited educational texts ever.
  • A vida como acontecimento e a potência do indeterminado em tempos de pandemia para pensar a relação com a infância
    Publication . Almeida, Tiago; Ó, Jorge Ramos do
    Este texto toma-se do propósito de pensar, na companhia de Deleuze e Foucault, o cenário pandémico que vivemos como um acontecimento que nos levará a questionar o modelo biopolítico que governa a cognição e a mantém confinada desde o século XVI, momento em que se teorizou o projeto de transformar cada criança num aluno. É com estas lentes teóricas que nos debruçaremos sobre a atualidade para nos distanciarmos dela e, assim, nos acercarmos da contemporaneidade do estar-a-ser-criança (Almeida, 2019). Ora, o que aqui se tenta expressar é uma linha de fuga às questões que relacionam este acontecimento com um antes e um depois, procurando centrar a análise na sua potência contemporânea, na sua força criadora. Então, talvez a pergunta a fazer seja, parece-nos, que oportunidade nos oferece este acontecimento para pensarmos o estar-a-ser-criança?