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- Comunicação e cidadania corporativaPublication . Eiró-Gomes, Mafalda; Raposo, Ana Luísa Canelas Rasquilho; Silvestre, Cláudia; Nunes, Tatiana Filipa Gomes; Simão, JoãoO principal objectivo deste estudo foi compreender como as organizações associadas do GRACE definem o conceito de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e qual o papel do profissional de comunicação nestes projetos. Como entendem as organizações as questões da sustentabilidade, da governança, da cidadania corporativa? Qual a amplitude das suas preocupações sociais e ambientais? Que programas, projetos, ações, desenvolvem? Que papel desempenham os profissionais (departamentos) de Comunicação nesta temática? Que perspetiva (operacional, tática ou estratégica) da comunicação têm estas empresas? Que visão (discursiva ou constitutiva) têm do próprio conceito de Comunicação? Foram algumas das questões a que esta investigação pretendia dar resposta. Das 158 organizações associadas do GRACE, apenas 43 responderam ao inquérito por questionário e, por sua vez, apenas 27 aceitaram participar com uma entrevista semi-estruturada. Recorreu-se a uma metodologia mista, englobando métodos quantitativos e qualitativos, neste caso concreto, uma análise de conteúdo qualitativa, que permitiu concluir que existe ainda um longo caminho a percorrer no que diz respeito ao reconhecimento da Cidadania Corporativa como uma prioridade organizacional, que vá além de ações de voluntariado ou donativos pontuais. Acima de tudo, verifica-se ainda um longo caminho a percorrer quanto ao reconhecimento da Cidadania Corporativa ou da Responsabilidade Social Corporativa como uma das funções do profissional de comunicação. Assim se concluiu que, contrariamente à noção defendida pelos investigadores de que a Comunicação deve ser entendida como uma função de gestão estratégica, os Departamentos de Comunicação parecem ter um papel essencialmente discursivo, de divulgação das iniciativas. Entre ações de filantropia e processos de gestão e certificação da qualidade, à comunicação parece-lhe restar um papel de porta-voz institucional das boas práticas organizacionais.
- Corporate social responsibility: what about Portugal?Publication . Silvestre, Cláudia; Eiró-Gomes, Mafalda; Raposo, Ana Luísa Canelas Rasquilho; Simão, João; Nunes, Tatiana Filipa GomesFrom the private to the public sectors organizations are being called to improve their practices in accordance to social, economical and environmental standards. The present study tries to explore how organizations belonging to GRACE (an association concerned with these issues) understand and practice what is in general called as Corporate Social Responsibility. Companies have been grouped into 4 clusters according to their policies and activities about this topic. The main practices have also been ranked in accordance with their relevance to the clusters results.
- Comunicação nas federações desportivas: um estudo quantitativoPublication . Silvestre, Cláudia; Raposo, Ana Luísa Canelas Rasquilho; Nunes, Tatiana Filipa Gomes; Eiró-Gomes, MafaldaA comunicação faz parte integrante das organizações, mas como esta é entendida pelas federações desportivas? Neste trabalho, pretendemos responder a esta pergunta e, procurar semelhanças nas várias formas de pensar através da análise de agrupamento, usando modelos de mistura de binomiais e recorrendo ao algoritmo EM-MML para a estimação dos parâmetros.