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  • Uma abordagem do ensino da estatística a estudantes de comunicação
    Publication . Silvestre, Cláudia; Meireles, Ana
    A estatística, como unidade curricular de cursos de comunicação, não é geralmente muito apreciada pelos alunos. Por vezes até existe uma certa fobia e descontentamento por estas áreas. Neste casos, em que os alunos já estão desmotivados à partida; o nosso desafio torna-se mais complicado, sendo também necessário despertar a curiosidade por estas temáticas para conseguir algum envolvimento por parte dos alunos. Muitos autores têm referido que trabalhar com dados reais motiva mais os alunos, pois assim conseguem ver a utilidade da estatística na compreensão do mundo que os rodeia bem como perceber que pode ser um meio para obter respostas a perguntas do dia a dia. Nos trabalhos de grupo que desenvolvemos com os alunos temos tido a preocupação de usar dados reais. Nesse sentido o uso de estatísticas oficiais tem sido muito útil. Para além dos alunos lidarem com dados reais também é uma forma de estarem em contacto com conceitos como população, amostra representativa, censos, sondagens, amostragem, entre outros. Serão apresentados dois trabalhos de grupo, um feito pelos alunos do curso de Relações Públicas e outro pelos alunos de Comunicação Empresarial (RPCE) da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) no âmbito da unidade curricular de Estatística. O primeiro exemplo é de um trabalho que resultou da reflexão sobre a importância das estatísticas oficiais para a sociedade em geral e para um profissional de RPCE em particular. No segundo exemplo, o objetivo era trabalhar os últimos dados do European Social Survey referentes a Portugal (ano de 2014) e o desafio era apresentar essa informação através duma infografia, o trabalho escolhido faz uma breve caracterização da amostra portuguesa. Com estas atividades pretendemos dar aos alunos alguma liberdade quanto ao objeto de estudo e permitir que sejam criativos na forma como apresentam os seus trabalhos. Os resultados revelaram- -se bastante produtivos. Houve um maior empenho por parte dos alunos em produzir um trabalho apelativo e sem erros estatísticos. Os alunos também estiveram mais recetivos, foi mais fácil desenvolver um pensamento crítico e a partilha de ideias entre os vários grupos de trabalho.
  • O poder da infografia o ensino da Estatística
    Publication . Silvestre, Cláudia; Meireles, Ana
    O reconhecimento do papel da estatística e a sua presença constante nos meios de comunicação conduz-nos a um grande desafio – a formação. Para que a população em geral possa compreender a informação que lhes é apresentada e decidir se esta está a ser usada de forma verdadeira ou falsa (fake news) é importante que se invista na formação e que se promova o desenvolvimento do pensamento crítico nesta área. (Gal, 2005; Helenius & Mikkela, 2011 e Sušec et al, 2014). Nesse sentido é crucial que a estatística seja uma componente ativa na formação dos profissionais de comunicação para que estes possam tomar mais partido da informação numérica e comunicá-la de forma eficiente. Também é necessário que os professores tenham uma atitude diferente quanto ao ensino da estatística (Silvestre e Meireles, 2017). Neste trabalho pretendemos apresentar as infografias como um instrumento eficiente para se retirar informação útil de dados numéricos e comunicá-los de forma apelativa e percetível, tendo por base infografias realizadas por alunos de comunicação na unidade curricular Estatística. Pela nossa experiência, apercebemo-nos que os alunos conseguem compreender os conceitos básicos de estatística, desenvolvem pensamento crítico e sentem-se mais motivados em aula.