ISCAL - Comunicações
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISCAL - Comunicações by Subject "Accounting education"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de Competências Gerais e Específicas em ambiente académico: um estudo em cursos de contabilidade do 1º ciclo do ensino superior português.Publication . Domingos, Alexandra; Sarmento, Manuela; Duarte, ManuelaThe purpose of this study is to analyze, in the perception of final year students, to what extent the practices of the accounting courses of first cycle degrees is aligned to the skills required by the current society of knowledge. This study is based on a quantitative approach, covering 345 final year students of first cycle degrees of accounting courses in Portuguese higher education institutions. The analysis of the results allowed us to conclude that, capacity of reasoning and the lifelong learning capacity are the less developed general skills. On the other hand, capacity to comply with deadlines and rules and capacity to structure a management panel with useful information for decision-making are the less developed specific skills.
- A perceção dos estudantes finalistas e dos docentes quanto ao desenvolvimento de competências gerais nos cursos superiores do 1º ciclo de Contabilidade: uma análise multivariadaPublication . Domingos, Alexandra; Sarmento, Manuela; Duarte, ManuelaQuer a nível nacional, quer internacional, o conceito de competência tem assumido grande visibilidade, demonstrando um novo entendimento do papel da escola e da formação face a uma sociedade em permanente mudança. O objetivo deste estudo é analisar a perceção dos estudantes finalistas e dos docentes de Contabilidade quanto ao desenvolvimento de competências gerais nos cursos do 1.º ciclo de Contabilidade, em instituições de ensino superior portuguesas. Para atingir este objetivo, construiu-se um questionário de competências associadas ao ensino superior da Contabilidade, aplicado a uma amostra de 345 estudantes finalistas e 155 docentes de Contabilidade. As respostas obtidas foram analisadas estatisticamente e tratadas pela análise fatorial, método das componentes principais. A análise aos resultados permite concluir que, na perspetiva dos estudantes finalistas, a dimensão “trabalho em equipa e tolerância à pressão” (xm=5,44) é a mais desenvolvida, considerando os docentes que os estudantes desenvolvem mais a dimensão “resolução de problemas” (xm=6,14).