ESD - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
News
ESD - Dissertações de Mestrado
Browse
Browsing ESD - Dissertações de Mestrado by Subject "Abstracionismo lírico e geométrico"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Da pintura abstrata ao movimento: um processo coreográfico com alunos do 11.º ano do Balleteatro Escola ProfissionalPublication . Leite, Sara; Marques, AnaO presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. Surgiu com o intuito de se aprofundar os conhecimentos e competências ao nível do processo de composição coreográfica, partindo-se de um estímulo visual – diferentes obras de artistas plásticos portugueses e internacionais de arte abstrata –, em que se desenhou um projeto dirigido aos alunos do 11.º ano, do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea, do Balleteatro Escola Profissional do Porto, a ser implementado no ano letivo de 2020/2021. Tendo como ponto de partida a pintura abstrata como estímulo visual pretendeu-se fomentar as competências interpretativas do público-alvo, criando estímulos ideacionais que se foram transformando em movimentos e sequências, que depois de estruturados deram origem a uma pintura em movimento. Todo este processo criativo de composição coreográfica teve por base um ambiente colaborativo, no qual a professora estagiária foi o elemento mediador com poder de decisão, e os alunos foram intérpretes e cocriadores. Estabelecendo-se nas áreas da Educação e da Dança, o Estágio foi suportado por uma metodologia de investigação-ação, servindo-se de fichas de observação, diário de bordo, gravação audiovisual e análise de documentos como instrumentos de recolha de dados. A partir de um método qualitativo e cíclico de investigação – ação, reflexão, ação – compreendeu-se de que forma o estímulo visual pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento das competências interpretativas e de criação dos alunos e de que forma a utilização desse estímulo resulta num produto coreográfico final.