ESD - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
News
ESD - Dissertações de Mestrado
Browse
Browsing ESD - Dissertações de Mestrado by Subject "30.000 Aristides"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A peça 30.000 Aristides como estímulo para a fluidez de movimento no âmbito de técnica de dança contemporânea para os alunos do 4º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da RainhaPublication . Fernandes, Andreia Filipe; Graça, CristinaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio I e de Estágio II da 7ª edição do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, durante o ano letivo de 2018/2019. O estágio foi realizado na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha (EVDCR), uma escola de ensino especializado, em regime articulado, com os alunos do 4º ano nas disciplinas de Técnica de Dança Contemporânea e de Práticas Complementares. O intuito global foi desenvolver formas de promoção da qualidade de movimento, em particular a fluidez, com base num excerto da peça coreográfica 30.000 Aristides que Daniel Cardoso criou para a companhia Quórum Ballet. Para tal, foram retirados alguns vocabulários e elementos técnicos da peça (falls, slides e voltas à la seconde e em attitude) que se trabalharam de forma isolada através de exercícios técnicos e de pequenas frases coreográficas, no contexto acima mencionado. Como objetivos específicos elegemos o desenvolvimento da capacidade interpretativa e o aprimoramento de competências técnicas, nomeadamente a melhoria das qualidades das voltas em à la seconde e em attitude, a melhoria da qualidade e do domínio das falls, e a melhoria da qualidade e do domínio dos slides. Para o desenvolvimento do relatório de estágio recorreu-se a uma pesquisa bibliográfica, permitindo uma fundamentação adequada à investigação proposta. Foi aplicada a metodologia de investigação- ação instrumentalizada por grelhas de observação, diários de bordo e registo de vídeos.