Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa by contributor "Lima, Filipe Barrocas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação, literacia mediática e cidadania: lançamento da Cátedra UNESCOPublication . Bonacho, Fernanda; Lima, Filipe BarrocasA UNESCO distingue projetos que investem na investigação e na reflexão, na educação e partilha de conhecimento, e na criação de pontes entre a academia e as comunidades. Na cerimónia daquele dia ficou claro que é nestas três áreas que a Cátedra da ESCS-IPL quer apostar. Este ebook procura ser testemunho dos compromissos assumidos no lançamento da Cátedra e registar a riqueza da diversidade vivida naquela tarde. Na primeira parte do livro, recupera-se o discurso da investigadora Maria Augusta Babo – um texto que, partindo da etimologia das palavras, convida a uma reflexão sobre os sentidos da comunicação, da literacia e da cidadania. Na segunda parte, Paolo Celot, fundador e diretor da European Association for Viewers Interests (EAVI), apresenta dados reveladores sobre o uso das plataformas digitais e desafia-nos a repensar a cidadania a partir da pergunta “Can Big Tech Serve the Common Good?” (“Podem as Grandes Tecnológicas servir o Bem Comum?”). Estabelecidas as bases teóricas e estimulado o pensamento crítico, entramos na terceira parte. Fernanda Bonacho e João Abreu, titular e cotitular da Cátedra, ambos docentes da ESCS-IPL, apresentam a Cátedra UNESCO Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania – a sua equipa, o plano de ação e os resultados esperados. As duas partes seguintes – Galeria e Posfácio – evidenciam o espírito de interdisciplinaridade, cocriação e compromisso com a comunidade que esta Cátedra quer trabalhar. Na Galeria, celebramos um momento especial: a atuação do projeto Música na Comunidade, fruto da parceria entre a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) e a Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), ambas do IPL. Os alunos surpreenderam o público com uma fusão sensível de vídeo, música e expressão corporal, criado durante uma residência artística dedicada ao tema da liberdade. Por último, no Posfácio, refletimos sobre o papel do design enquanto mediador cultural e contamos como foi a construção deste ebook – um processo colaborativo dos alunos de Relações Públicas e Comunicação Empresarial.
